Home Futebol Site faz lista de melhores jogadores da história com Messi e CR7 à frente de Pelé e Maradona; veja outros absurdos

Site faz lista de melhores jogadores da história com Messi e CR7 à frente de Pelé e Maradona; veja outros absurdos

Eleição dos 100 maiores futebolistas de todos os tempos vem causando polêmica

Marco Maciel
Sou jornalista, formado pela PUCRS em 2007. Trabalhei na web rádio Voz do Futebol. Também fui redator e assessor de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade). Edito o site SAMBARIO, voltado para sambas-enredo, desde 2004. No canal do YouTube do portal (@sambariosite), entrevistamos mais de uma centena de personalidades do samba e do carnaval nos tempos da pandemia. Entrei no time do Torcedores.com em maio de 2022 e escrevo para o site NasPistas.com desde maio de 2023.

Volta e meia, diversas relações dos maiores jogadores da história do futebol aparecem. Sempre algumas escolhas, sem exceção, vão causar controvérsias e questionamentos pelos torcedores. Na lista do site Gol del Corazón, não foi diferente.

PUBLICIDADE

A página, organizada pelo boliviano Diego del Barrio, elegeu os 100 maiores jogadores de todos os tempos. Na publicação que divulgou a lista, os seguintes parâmetros que justificaram as opções foram disponibilizados.

1. Eficácia e qualidade em sua posição e em suas funções.
2. Significado na história do futebol e na sua posição (inclui feitos históricos ou quase impossíveis).
3. Conquistas do grupo obtidas (na escala de prioridade do título).
4. Conquistas individuais obtidas.
5. Eficácia e fator determinante em momentos necessários (principalmente: finais, playoffs, jogos decisivos e clássicos).
6. Fatores ou qualificações de outras plataformas (EASports, Transfermarkt, KONAMI, IFFHS, entre outras).

PUBLICIDADE

No ranking em que Pelé é terceiro, Garrincha aparece atrás de Di María

Assim, o site Gol del Corazón definiu Lionel Messi como o maior da história, seguido por Cristiano Ronaldo na segunda colocação. Pelé fecha o pódio em terceiro. Maradona na quarta posição e Di Stéfano em quinto encerram o top-5.

Chamou atenção dos internautas a presença do espanhol Xavi Hernández em sexto lugar, na frente de Johan Cruyff, classificado em sétimo. Completam o top-10, pela ordem, Ronaldo, Paolo Maldini e Beckenbauer.

Entre outras polêmicas da relação, está a 17ª colocação do argentino Ángel Di María, uma na frente de Mané Garrincha (18º). Outros brasileiros que despontam no ranking: Ronaldinho Gaúcho (21º), Jairzinho (24º), Rivaldo (26º), Zico (30º), Kaká (38º), Cafu (39º), Roberto Carlos (41º), Neymar (44º), Romário (50º), Daniel Alves (61º), Rivellino (72º), Marcelo (96º) e Didi (97º).