Home Futebol Após jogo entre Suécia e Bélgica ser suspenso devido à atentado terrorista, UEFA define resultado parcial como o definitivo

Após jogo entre Suécia e Bélgica ser suspenso devido à atentado terrorista, UEFA define resultado parcial como o definitivo

Com a decisão, suecos e belgas terminaram a partida com 1 ponto conquistado na rodada das Eliminatórias para a Eurocopa; entenda

William Nunes
Formado em produção audiovisual pela PUCRS, cineasta, redator e escritor, roteirista e Youtuber.

O jogo entre Bélgica e Suécia nas eliminatórias para o Euro 2024, que foi suspenso no intervalo após decisão bilateral das equipes envolvidas, não será retomado, de acordo com a decisão oficial da UEFA. A partida estava empatada em 1-1 quando foi interrompida, mas o placar parcial será reconhecido como final, com ambas as equipes ganhando um ponto.

PUBLICIDADE

A decisão de abandonar o jogo foi tomada após a notícia de um terrível ataque terrorista em Bruxelas, no qual dois torcedores suecos foram executados a tiros por um seguidor do grupo extremista Estado Islâmico. Os jogadores de ambas as equipes se recusaram a continuar a partida após tomar conhecimento do ataque, levando o árbitro a cancelar o jogo.

A UEFA explicou a decisão em um comunicado:

PUBLICIDADE

“Com relação ao jogo das Eliminatórias europeia entre Bélgica e Suécia, que foi abandonado no intervalo a pedido e acordo das duas equipes, após o ataque terrorista que matou dois torcedores suecos em Bruxelas em 16 de outubro, o Comitê Executivo da UEFA decidiu hoje que…”, começou a falar a entidade, que ainda completou a decisão:

“O jogo é abandonado e o resultado no intervalo (1-1) é confirmado como final, cada equipe recebe um ponto e a classificação do Grupo F será atualizada de acordo. Qualquer suspensão considerada será cumprida, e os cartões amarelos recebidos durante o jogo continuam válidos”, se pronunciou a Uefa.

Devido às circunstâncias do ataque e à impossibilidade de jogar a partida restante no dia seguinte, a decisão de encerrar o jogo foi tomada com base no desejo expresso pelas federações de futebol sueca e belga.

Após desastre em Suécia e Bélgica, Europa está sob alerta

O incidente trágico marca o retorno da sombra sangrenta do terrorismo na Europa, que viveu seu auge ao longo da década passada, com muitos atentados graves ocorrendo por todo o continente.

PUBLICIDADE

Este incidente trágico demonstra que, embora o futebol possa ser uma paixão compartilhada em todo o mundo, a segurança dos torcedores e dos próprios jogadores deve ser a prioridade em qualquer circunstância.

No caso em questão, a polícia belga conseguiu neutralizar o criminoso responsável pelos ataques, disparando fatalmente contra ele em um café nas primeiras horas da terça-feira.