Home Futebol Bélgica x Suécia, pelas eliminatórias da Eurocopa, é suspenso por morte de torcedores nas proximidades do estádio

Bélgica x Suécia, pelas eliminatórias da Eurocopa, é suspenso por morte de torcedores nas proximidades do estádio

Ataque aconteceu durante partida em Bruxelas; jogo estava empatado por 1 a 1 antes de ser interrompido no intervalo

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo

Uma partida das Eliminatórias da Euro 2024 teve sua suspensão declarada por conta de uma tragédia. A parte entre Bélgica x Suécia, realizada em Bruxelas, acabou paralisada no intervalo depois da notícia de que dois torcedores morreram nas imediações do estádio Rei Balduíno, palco da partida.

PUBLICIDADE

Segundo informação repercutida por portais como o GE, dois torcedores suecos foram mortos à tiros num incidente ocorrido a seis quilômetros perto do estádio da capital belga. Um motorista de táxi também acabou baleado, mas fora de perigo, de acordo com o informado pela imprensa local.

O jogo entre Bélgica x Suécia estava 1 a 1 e em seu intervalo quando foi informada a notícia da morte dos dois torcedores. O ataque fez com que os atletas das duas seleções decidissem por não mais voltar a campo, e assim o jogo foi suspenso pela Uefa. A segurança do estádio também impediu a saída imediata dos torcedores suecos logo após a suspensão da partida, decidindo os manter no estádio por medida de segurança até achar uma maneira de evitar novos incidentes.

Um homem chamado Abdelsalem Al Guiliani teria se pronunciado nas redes sociais como o suposto autor do ataque. Se colocando como membro do Estado Islâmico, Al Guiliani fez uma citação às vítimas e sua nacionalidade na postagem. Apesar da ligação deste com os disparos não ter sido confirmada, o governo da Bélgica decidiu colocar alerta máximo de suas forças de segurança contra ataques terroristas.

PUBLICIDADE

Ligações de que o ataque tenha a ver com o recente conflito entre Israel e Hamas não foram confirmadas. Em comunicado, a Uefa chamou o ato acontecido durante Bélgica x Suécia como ‘possível ação terrorista’ ao anunciar que o jogo estava suspenso.

PUBLICIDADE