Brasileirão Série A “pega fogo” em luta contra o rebaixamento; veja as chances
Certame nacional tem diferença curta entre times que figuram no Z4 e o meio de tabela; restam 33 pontos em disputa
Montagem: Cido Vieira - Torcedores.com
A briga contra o descenso no Brasileirão Série A promete ser muito mais eletrizante do que pleito pelo outro extremo da tabela. Diante dos resultados protagonizados na 27ª rodada, a primeira de outubro após a Data Fifa, a distância da zona de rebaixamento para o 10º colocado é de apenas seis pontos, cenário que denota uma variação expressiva nos índices de risco.
Classificando que América-MG e Coritiba vivenciam situações praticamente irreversíveis de escapar da degola, nove times fogem de duas indesejáveis vagas para a Série B do próximo ano. De acordo com dados do Departamento de Matemática da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), Coelho e Coxa somam mais de 96% de chances de queda.
Na sequência, há uma disputa frenética entre Santos, Goiás, Vasco, Cruzeiro, Bahia, Corinthians, Internacional, São Paulo e Cuiabá. O “porteiro” do Z4 no Brasileirão Série A é o Santos, que aparece com 30 pontos somados. A diferença do Peixe para o arquirrival Corinthians, 13º colocado, é de apenas dois pontos.
RISCOS DE REBAIXAMENTO
América-MG – 99,47%
Coritiba – 96,8%
Santos – 37,1%
Goiás – 34,9%
Vasco – 33,3%
Cruzeiro – 31,4%
Bahia – 21,2%
Corinthians – 19,5%
Internacional – 17,6%
São Paulo – 5,6%
Cuiabá – 3,1%
BRASILEIRÃO SÉRIE A – RETURNO
Em oito rodadas disputadas na segunda metade do certame, o Red Bull Bragantino aparece como o detentor do melhor aproveitamento. Vitorioso contra o Santos na Vila Belmiro, pelo placar de 3 a 1, o Massa Bruta ultrapassou o Fortaleza, que perdeu para o Vasco, assumindo assim a dianteira da tabela neste recorte, com 17 pontos somados.
No outro extremo da tabela, Corinthians e Cruzeiro figuram no Z4, tendo somado oito e sete pontos, respectivamente, até o momento. Ambos estão com uma distância de apenas dois tentos para a zona da degola na classificação geral.

