A reta final do Brasileirão 2023 reserva fortes emoções. Se o páreo pelo título tem o Botafogo como o principal candidato, na corrida contra o descenso, o cenário promete ser mais equilibrado e deve ser definido somente nas últimas rodadas. Contudo, um time se apresenta como amplamente ameaçado e a situação tem se complicado, sem uma reação significativa.
A equipe em questão é o América-MG. Lanterna do Brasileirão após ter perdido de virada para o Fortaleza, o Coelho chegou a amarga marca de 98,2% de riscos de rebaixamento. O índice foi calculado pelo Departamento de Matemática da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). O levantamento leva em consideração fatores que vão além da própria campanha, como por exemplo, a sequência que o time terá pela frente, e o histórico recente dele com estes adversários.
Além do América-MG, o Coritiba se apresenta como franco candidato ao descenso com 91,3% de chances de queda. Para as outras duas indesejáveis vagas, a briga esta equilibrada e envolve uma série de concorrentes.
Das equipes que estão no “bolo”, o Santos tem registrado uma reação importante. Vitorioso no clássico contra o Palmeiras, o Peixe chegou ao terceiro triunfo consecutivo, e diminuiu os riscos de queda para 21,1%. A lista dos ameaçados ainda conta Vasco, Goiás, Corinthians, Cruzeiro, Internacional, Cuiabá e São Paulo.
Vale lembrar que, Cuiabá e Cruzeiro ainda medem forças no confronto referente à 26ª rodada do Brasileirão. O duelo será no sábado (14), na Arena Pantanal, palco do confronto da seleção brasileira contra a Venezuela nesta quinta-feira (12).
CHANCES DE REBAIXAMENTO NO BRASILEIRÃO
América-MG – 98,2%
Coritiba – 91,3%
Goiás – 48,9%
Vasco – 47,8%
Bahia – 37,7%
Santos – 21,1%
Corinthians – 18,8%
Cruzeiro – 16,9%
Internacional – 9,2%
Cuiabá – 7,5%
São Paulo – 2,5%

