Vítor Silva/Botafogo
As 19 primeiras rodadas do Brasileirão Série A foram de euforia para os torcedores do Botafogo. Com uma incrível campanha de 82,46%, o Glorioso somou 47 pontos de um total de 57 possíveis no primeiro turno. Foram 15 vitórias, dois empates e duas derrotas.
Ao término do 19ª jogo, a distância do time carioca para Grêmio e Palmeiras, os mais próximos da tabela, era de 13 pontos. Mesmo num turno praticamente perfeito, o Botafogo teve três técnicos: Luís Castro, Cláudio Caçapa e Bruno Lage.
Entretanto, o desempenho do Botafogo é modesto no returno. Neste domingo (29), o Fogão mais uma vez deixou a desejar em casa e perdeu para o Cuiabá por 1 a 0 no Nilton Santos, pela 30ª rodada.
Aproveitamento do Botafogo no returno é de 40%, contra 82% do primeiro
Foi a quarta derrota em 10 partidas do Glorioso no segundo turno. No período, foram apenas 12 pontos, com três vitórias e três empates. O aproveitamento é de 40%, mais da metade da performance da primeira metade do Campeonato Brasileiro.
Na tabela do Brasileirão Série A considerando apenas o returno, o Botafogo é somente o 15º colocado. Desse modo, o Fogão hoje comandado por Lúcio Flávio é superior apenas a cinco equipes: Cuiabá, São Paulo, Goiás, Coritiba e América-MG. Os três últimos estão na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro.
Assim como o Botafogo que tem 12 pontos, Cuiabá e São Paulo têm a mesma pontuação, mas são superados pelos critérios de desempate. Já o Goiás soma 10 no returno e Coritiba e América-MG têm um total de nove.
O Glorioso segue na liderança com 59 pontos, seis na frente do Palmeiras, o segundo colocado. O Botafogo ainda tem um jogo a menos, com o confronto com o Fortaleza na Arena Castelão válido pela 29ª rodada adiado. Na quarta-feira (01), o Fogão enfrentará o próprio Verdão, numa espécie de final antecipada no Nilton Santos. A partida começará às 21h30 (horário de Brasília).

