Depois de longas semanas de negociação, Tite finalmente fechou com o Flamengo, em contrato válido até dezembro de 2024. Walter Casagrande, em seu blog no Uol, analisou a ida do ex-seleção brasileira ao clube do Rio de Janeiro e apontou uma certa “frustração” para a carreira do campeão do mundo pelo Corinthians.
“A chegada do Tite ao Flamengo soa como um fracasso para ele, visto que ele desejava trabalhar em algum time ou seleção de ponta na Europa. Ele nunca escondeu isso. Após deixar a seleção, ficou esperando chegar o convite, que nunca houve”, ressaltou Casagrande.
Tite deixou a seleção brasileira após a derrota nas quartas de final da Copa do Mundo no Catar no ano passado. Ele, então, passou todos esses meses de férias do futebol e tinha como intenção rumar ao futebol europeu, o que acabou não sendo possível.
No comando da amarelinha, o treinador colecionou ótimos números e venceu a Copa América em 2019, mas ficou marcado negativamente por não ter conseguido alcançar a fase de semifinal da Copa do Mundo nas duas edições em que esteve à frente da equipe.
“Vem de trabalho fracassado com a seleção brasileira, sem passar das quartas de final nos Mundiais da Rússia-2018 e do Catar-2022. A seleção apresentou um fraco futebol nas duas Copas. Pela Copa América, foi campeão aqui no Brasil, em 2019, e perdeu a decisão de 2021, no Maracanã, para a Argentina”, citou Casagrande.
Apesar dos resultados considerados decepcionantes no Brasil, o técnico tem uma carreira incontestável por clubes, algo que foi elogiado pelo ex-jogador e comentarista:
“Trabalhando diariamente com os jogadores, acho Tite um ótimo treinador. Ele faz seus times, em alguns momentos, apresentarem um ótimo jogo”, opintou ele, que projetou o trabalho no Flamengo:
“A chegada de um treinador como Tite dará uma mudada no ânimo de todos na Gávea. Também terá esses encontros que num primeiro momento estará tudo bem, mas dependendo do futuro poderá se complicar. Um dos grandes problemas do elenco do Flamengo são as panelas internas, com grupos puxando cada um para o seu lado. Uma das tarefas será colocar tudo em ordem e unificar o time”, afirmou.
Tite fez história no Corinthians com os títulos da Libertadores e Mundial em 2012, além do Brasileirão Série A em 2015 e outras taças. O clube de Itaquera chegou a cogitar sua volta semanas atrás, mas as negociações não avançaram.
“O Corinthians o procurou tempos atrás e ele recusou, dizendo que só voltaria a trabalhar no futebol brasileiro no ano que vem. Mentiroso? Não acho. A torcida do Corinthians tem motivo para ficar triste com isso? Sim”, comentou Casagrande.

