CBF toma atitude de última hora com o Brasileirão 2023
Série A tem alguns jogos pendentes por conta do envolvimento dos times em competições continentais e terá extensão
Lucas Figueiredo - Divulgação - CBF
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), anunciou nesta sexta-feira (27), que o Brasileirão 2023 teve data final de conclusão aumentada. Ao invés de ter o desfecho no dia 3 de dezembro, a competição agora irá até o dia 6 de dezembro, em decorrência de algumas partidas pendentes no cronograma.
Tendo como embasamento o Regulamento Específico da Competição Brasileirão e artigos do Regulamento Geral de Competições (RGC), a entidade comunicou que a prorrogação será aplicada a partir da 35ª rodada. Os clubes e federações foram notificados da decisão.
Ainda segundo a entidade, a medida de estender a Série A se deu após vários testes de simulação para encaixar os jogos pendentes, prezando pelo equilíbrio e integridade dos atletas. No próximo mês, o Brasileirão contemplará mais uma pausa em decorrência da Data Fifa.
“A decisão foi tomada pela CBF após a realização de inúmeras simulações e estudos para a garantia da integridade e equilíbrio técnico da competição, incluindo o fato de não perder uma conquista do futebol brasileiro nesta temporada, que foi a preservação das Datas-FIFA. Além disso, também foi levado em conta o melhor interesse para clubes, atletas e torcedores”, disse um trecho da nota sobre a medida de postergar o certame nacional.
BRASILEIRÃO TEM BRIGA QUENTE CONTRA A DEGOLA
Restando nove compromissos para a maioria dos times, a Série A tem presenciado um notório equilíbrio no pleito para escapar do descenso. No momento, América-MG e Coritiba estão respectivas situações quase que irreversíveis, mas o cenário das outras duas indesejadas vagas permanece aberto. O Vasco e Goiás são candidatos com maiores riscos, mas outras cinco equipes rondam o temido Z4, de forma mais direta, devido à proximidade em termos de pontos entre elas.

