Coritiba é punido pelo STJD por supostos atos racistas de seus torcedores
Provocação aconteceu no clássico entre o Coxa e o Furacão
Reprodução / Internet
O Coritiba foi punido por supostos atos de racismo pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) nesta quinta-feira (19) e terá que pagar multa de cerca de R$ 9.300 mil. O caso envolveu dois torcedores do Coxa, que se dirigiram à torcida do Athletico-PR com provocações.
Os dois times disputaram o clássico Athletiba no dia 01 de outubro, em partida válida pelo Brasileirão Série A. No duelo, o Coritiba conquistou a vitória por 2 a 0, com gols marcados por Victor Luís e Slimani.
O clube contou com a defesa do advogado Osvaldo Sestário Filho e a punição imposta está associada a 5% da renda do clássico paranaense. Vale ressaltar que o Coxa poderia sofrer uma multa de até R$ 100 mil, tendo como base o artigo: “Praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor”.
Sobre o caso
O incidente aconteceu quando os dois homens se dirigiram à torcida do Athletico-PR imitando um macaco. No vídeo, compartilhado nas redes sociais, um torcedor de camisa verde se aproxima do setor Rubro-Negro e outro de branco reproduz os mesmos gestos.
Os dois homens foram identificados como sócios do clube e afastados até o término da investigação. O caso foi registrado pelo Coritiba na Delegacia Móvel de Atendimento a Futebol e Eventos (DEMAFE).
Nota do Coritiba
“O Coritiba Foot Ball Club vem a público manifestar repúdio a todo e qualquer ato de racismo e discriminação. Tais condutas não serão toleradas e são incompatíveis com os valores e a história do clube”.

