Athletico Paranaense Athletico Paranaense

NOMEClub Athletico Paranaense FUNDAÇÃO26 de março de 1924 ALCUNHASFuracão PRESIDENTEMario Celso Petraglia TREINADORLucho González
TORCEDORAthleticanos MASCOTEFuracão LIGAS Brasileirão Série A Campeonato Paraense Copa Sul-Americana ENDEREÇOR. Buenos Aires, 1260 - Água Verde, Curitiba - PR, 80250-070
ESTÁDIOArena da Baixada PATROCINADORESEsportes da Sorte e Copacol MATERIAL ESPORTIVOUmbro WEBSITEhttps://www.athletico.com.br

Home Athletico Paranaense

Athletico Paranaense
2.10

Empate

Cruzeiro
3.80
26 de outubro de 2024 18h30

Odds estão sujeitas a alterações.

Athletico-PR x Cruzeiro

Futebol

Athletico-PR x Cruzeiro: onde assistir ao jogo do Brasileirão Série A

Furacão luta para escapar da zona de rebaixamento da competição, enquanto Raposa quer ficar entre os primeiros colocados

Há 26 minutos

JOGOS DO ATHLETICO-PR

Ver todas as partidas
Competições vencidas
  • Copa Sul-Americana 2x Campeão
  • Brasileirão Série A 1x Campeão
  • Copa do Brasil 1x Campeão
  • Brasileirão Série B 1x Campeão
  • Campeonato Paranaense 28x Campeão

Conheça a história e principais informações do Athletico-PR

Arena da Baixada (Estádio do Athletico-PR)
Arena da Baixada (Estádio do Athletico-PR) – Foto tirada em 21 de janeiro de 2023. Crédito: Sipa US / Alamy Stock Photo

Fundação

Hoje considerado um dos grandes clubes do futebol brasileiro, o Athletico-PR foi fundado em 26 de março de 1926, fruto da fusão entre International Foot-Ball Club e América Futebol Clube. Arcésio Guimarães foi o primeiro presidente. E o primeiro título, pasmem, já foi conquistado em 2025. Em 2024, o Athletico-PR comemorou o centenário.

A Arena da Baixada, onde o Athletico-PR manda os seus jogos, é um dos estádios mais bonitos e mais modernos do Brasil

Principais ídolos

Sicupira

É o maior ídolo da história do Athletico-PR. Meia de muita qualidade, começou a desfilar o seu bom futebol com a camisa do Furacão a partir de 1968. Logo na estreia, marcou um golaço de bicicleta. Foi na Vila Capanema, contra o São Paulo. Um dos oito que ele marcaria na carreira desta forma. Mais até do que Leônidas da Silva, o inventor. Curiosamente, Sicupira conquistou um único título com o Furacão: o Paranaense de 1970. Ele é o maior artilheiro da história do clube com 158 gols.

Fernandinho

Começou a carreira no Athletico-PR como meia-atacante. Foi muito bem e despertou o interesse do futebol europeu. Ao longo da carreira, foi recuando e virou um dos melhores volantes do mundo. Após o fim do seu ciclo no Manchester City, voltou para o Athletico-PR e conquistou títulos. São três Paranaenses no currículo, sendo dois recentes: 2023 e 2024.

Alex Mineiro

O artilheiro foi o grande nome do Athletico-PR na conquista do Campeonato Brasileiro de 2001. Na reta final da competição, marcou oito gols em quatro jogos. O maior brilho foi na decisão, quando marcou quatro gols em dois jogos contra o São Caetano. Três no primeiro e um no segundo. Alex Mineiro acabou a competição como artilheiro e ainda levou a Bola de Ouro, prêmio concedido pela Revista Placar ao melhor jogador da competição.

Kleberson

O pentacampeão mundial também é cria do Athletico-PR. Comandou o meio de campo do Athletico nos títulos paranaenses de 2000 e 2001, e no título brasileiro de 2001. Um craque. Em 2003 se transferiu para o Manchester United (foi apresentado junto com Cristiano Ronaldo), mas nunca conseguiu ter o mesmo sucesso do Athletico.

Washington

O Coração Valente explodiu para o futebol brasileiro vestindo a camisa do Furacão. Foi artilheiro do Brasileirão 2004 e o Athletico terminou com o vice-campeonato. Washington marcou incríveis 34 gols em 38 jogos.

Torcida

O Athletico-PR tem a maior torcida entre os clubes paranaenses. São pouco mais de 1 milhão de athleticanos. Sem dúvida, uma das torcidas mais fanáticas do Brasil. Tanto que a torcida organizada mais famosa é a Fanáticos. A festa na Arena da Baixada é sempre muito bonita. O caldeirão ferve e quem sofre são os adversários.

Momentos marcantes

O título brasileiro de 2001

O primeiro e único título brasileiro do Athletico-PR foi marcante. Um timaço comandado pelo técnico Geninho, que passou por cima de gigantes. Nomes como Kleberson, Adriano Gabiru, Kléber Pereira e Alex Mineiro fizeram história. Na final, vitória sobre o São Caetano, que era mais uma vez a surpresa da competição.

A tríplice coroa

O ano de 2019 foi talvez o ano mais glorioso da história do Athletico-PR. O time foi campeão paranaense, da Copa do Brasil e da Levain Cup-Sudamericana Final. Um feito histórico. Tríplice coroa no currículo. Nomes como Thiago Heleno, Renan Lodi, Bruno Guimarães, Pablo e Marcelo Cirino entraram para a história.

Bicampeonato da Sul-Americana

O Athletico-PR é bicampeão da Sula. Conquistou o título nos anos de 2018 e 2021. Em 2018, o Athletico superou o Junior Barranquilla (COL) na final. Em 2021, passou pelo Red Bull Bragantino.

Títulos mais marcantes

Sem dúvida alguma, o título mais marcante do Athletico-PR é o Brasileirão de 2001. Naquele ano, nomes como Kleberson, Adriano Gabiru, Alex Mineiro e Kléber Pereira levaram o Furacão à glória. Na final, vitória sobre o São Caetano.

Títulos internacionais sempre marcam. E as Sul-Americanas de 2018 e 2021, obviamente, possuem um lugar especial nos corações athleticanos.

Não podemos nos esquecer do ano mágico. Em 2019, o Furacão conquistou três títulos de expressão: Paranaense, Copa do Brasil e Levain Cup-Sudamericana Final.

Better Collective