Home Fitness Dicas para treinar em dias com muita variação de temperatura

Dicas para treinar em dias com muita variação de temperatura

Saiba como estar preparado para fazer atividades físicas em dias com muita varição de temperatura

Redação Torcedores
Torcedores é hoje o maior portal independente de esportes do país. Atua da cobertura de diversos esportes, eventos e equipes. Nossa redação possui uma equipe formada por dezenas de editores e colaboradores especializados na cobertura esportiva.
hidratar

Darren England/Getty Images

Correr no frio é melhor do que em um dia de calor. Segundo uma pesquisa feita por cientistas franceses, que analisaram cuidadosamente mais de 1,8 milhão de participantes das maratonas de Paris, Londres, Berlim, Nova York, Boston e Chicago entre 2001 e 2010, “a temperatura ideal para correr é de 6,2 ºC para os homens e 9,9 ºC para as mulheres”, conforme disse Alfonso Salguero Del Valle, professor da Universidade de León, da Espanha, em entrevista concedida ao jornal El País.

PUBLICIDADE

Porém, nas últimas semanas, tivemos em São Paulo dias com variações grandes de temperatura, em alguns casos a mudança chegou a superar os 15 ºC de variação.

Foi uma sequência de calorão e queda brusca nas temperaturas. Por essa razão, nós do Torcedores fitness, em parceria com a Bio Ritmo, preparamos uma lista de cuidados para se exercitar em momentos assim.

PUBLICIDADE

Hidratação

A variação de temperatura pode levar a desidratação, ainda mais quando praticamos exercícios e não repomos o que transpiramos. Dessa forma é muito importante beber água regularmente ao longo do dia.

O corpo humano precisa em média 35 mL de água para cada quilo de peso. Para descobrir quantos litros você precisa, basta multiplicar 35 mL pelo seu peso.

Além disso, chás, e água aromatizadas podem ser excelentes alternativas para quem não desenvolveu o hábito de beber água.

Roupas adequadas para treinar

Devido à grande mudança de temperatura durante um único dia, fica difícil escolher a roupa certa para treinar.

PUBLICIDADE

Isso pode ser desafiador, especialmente para aqueles que ainda vão ter outros compromissos antes de praticar exercícios. Uma dica é levar duas opções de roupa, ou pelo menos duas camisetas: uma de frio e uma de calor.

Mantenha uma rotina saudável

Outro fator importante que pode prejudicar a imunidade é a falta de rotina, principalmente a do sono. O sono é crucial para uma boa recuperação do corpo.

Para treinar bem, é essencial manter horários regulares para dormir e acordar. Isso ajuda também a diminuir o estresse e a ansiedade, melhorando ainda mais a nossa saúde mental e física.

Boa alimentação

Além do sono, a alimentação desempenha um papel vital na melhora da imunidade. Durante as mudanças de temperatura, busque se alimentar de frutas, vegetais, proteínas magras e alimentos com muita vitamina C, E, D e A, que são as mais importantes para turbinar a imunidade.

PUBLICIDADE

Busque ajuda profissional para treinar

Por fim, caso esteja fazendo todas essas dicas, mas ainda não viu melhora na imunidade, busque ajuda profissional. Um médico ou nutricionista pode fornecer orientação personalizada e identificar outros problemas que podem estar afetando sua imunidade.