A Espanha venceu a Noruega, neste domingo (15), por 1 a 0, fora de casa. O gol da vitória foi marcado por Gavi, aos dois minutos do segundo tempo. Com o resultado, La Roja chegou aos 15 pontos e reassumiu a liderança do grupo A, nas Eliminatórias. Além disso, garantiu vaga antecipada para disputar a Eurocopa 2024.
A Noruega, por sua vez, estacionou nos dez pontos e está eliminada. A equipe dos craques Haaland e Odegaard não tem mais como alcançar a vice-líder da chave, Escócia.
Isso porque a diferença entre eles é de cinco pontos. A Noruega tem apenas mais um jogo para disputar nas Eliminatórias.
Resumo do jogo
Os números ao fim do primeiro tempo deixam muito claro que os times adotaram planos de jogo bem diferentes. Enquanto que a Espanha buscou dominar o jogo mediante a posse de bola e a troca de passes, a Noruega apostou nos contra-ataques e na velocidade do artilheiro Haaland.
A atual campeã da Nations League terminou a etapa inicial com 73% de posse de bola, 387 passes e seis chutes a gol contra apenas 27% de posse de bola, 135 passes e duas finalizações da Noruega. Em relação às escalações, o time da casa mudou a formação tática.
Depois de jogar com dois centroavantes na goleada por 4 a 0 sobre o Chipre, o time treinado por Stale Solbakken foi escalado com somente um atacante de área: o goleador Haaland. As outras novidades foram Strandberg, Berg e Oscar Bobb.
A Espanha, por sua vez, teve três mudanças no time titular. O lateral-esquerdo Frán García entrou no lugar de Baldé. No meio-campo, Fabián Ruiz foi escolhido para a vaga de Mikel Merino. E no ataque, Ansu Fati ocupou o espaço deixado por Oyarzabal.
A equipe campeã do mundo em 2010 abriu o placar aos 21 minutos. No entanto, o gol de Morata foi anulado após revisão do lance na arbitragem de vídeo o VAR. O gol da vitória foi marcado por Gavi aos dois do segundo tempo.
O meio-campista do Barcelona aproveitou rebote e chutou sem chances para o goleiro Nyland. O lance só foi validado após muita revisão no VAR.
Ficha técnica – Noruega x Espanha
Data: 15 de outubro de 2023
Motivo: Eliminatórias para a Eurocopa 2024 (grupo A – rodada 8)
Local: Estádio Ullevaal (Oslo/Noruega)
Horário: 15h45 (horário de Brasília)
Noruega: Nyland; Ryerson, Strandberg (Ajer), Östigaard e Meling; Berg (Nusa), Berge, Oscar Bobb (Sorloth), Odegaard e Aursners (Thorstvedt); Haaland – treinador: Staaele Solbakken
Espanha: Unai Simon; Carvajal, Le Normand (David García), Laporte e Frán García; Rodri, Gavi (Sancet) e Fabián Ruiz; Ferrán Torres (Pedraza), Ansu Fati (Oyarzabal) e Morata (Joselu) – treinador: Luís de la Fuente