O Flamengo quer deixar o desastroso ano de 2023 para trás e reencontrar o caminho dos títulos na próxima temporada. Apesar do sonho remoto pelo Brasileirão, o grande objetivo, dito pelo próprio técnico Tite em coletiva, é a classificação direta para a Libertadores. Confiando no novo comandante, a diretoria rubro-negra foca na reta final do ano, mas já mapeia o mercado por reforços para 2024.
Ano de eleição, projeto Tite, 2023 sem títulos e crescimento substancial de receitas. O combo fará com que o Flamengo tenha bastante dinheiro para gastar na janela de transferências e os primeiros contatos por reforços já começaram. O Torcedores.com apurou que três nomes já tiveram o aval de Tite para abertura de negociação. São eles: o zagueiro Léo Ortiz, do Red Bull Bragantino, o lateral Guilherme Arana, do Atlético-MG, e o meia De La Cruz, do River Plate.
O desejo em De La Cruz não é novidade. O meia uruguaio quase virou reforço do Flamengo já em 2023. Na janela do meio da temporada, o Rubro-Negro acertou com o atleta, porém esbarrou na pedida do River e acabou não tendo final feliz na negociação. No entanto, as bases ficaram já encaminhadas para a próxima temporada e as conversas serão retomadas.
Tite ainda não definiu com quais zagueiros do atual elenco do Flamengo contará para 2024, mas as poucas opções na temporada colocaram o setor como uma das prioridades da diretoria. Em parceria com os youtubers Luiz Antônio e Bruno Castanha, o Torcedores.com apurou que o novo treinador aprovou a investida em Léo Ortiz. O defensor do Red Bull Bragantino já foi alvo do Fla recentemente, convocado por Tite para a seleção brasileira e tem a capacidade de jogar pelos dois lados da zaga como trunfo.
Por fim, Guilherme Arana. O lateral do Atlético-MG é o caso mais complexo pelas circunstâncias envolvidas. Com a aposentadoria de Filipe Luís, o Flamengo irá ao mercado por um lateral-esquerdo e vê Arana como o nome ideal. Porém, negociar com o Galo não tem sido tarefa fácil. Recentemente houve grande novela na contratação do volante Allan.
Entretanto, Arana vai entrar no último ano de contrato, o Atlético corre o risco de não se classificar para a Libertadores e ser obrigado a se desfazer de peças valorizadas do elenco. Em contrapartida, a convocação para a seleção brasileira pesa contra o Fla numa provável disputa com equipes europeias.

