LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA
O Grêmio encara o seu pior momento no Brasileirão Série A de 2023. O time de Renato Gaúcho perdeu o terceiro jogo seguido no Campeonato Brasileiro para o São Paulo no último sábado (21).
O próximo compromisso do Tricolor na competição será o algoz mais recente da equipe gaúcha nos últimos tempos: o Flamengo. A partida na Arena do Grêmio será nesta quarta-feira (25), às 21h30 (horário de Brasília), pela 29ª rodada do Brasileirão Série A.
Nos últimos cinco anos, o Rubro-Negro exerce uma supremacia diante do Grêmio nos confrontos diretos. No retrospecto dos 15 jogos mais recentes, o Flamengo venceu 11 vezes, contra apenas uma vitória do Tricolor Gaúcho e três empates. Além disso, o time carioca marcou 32 gols, enquanto o Imortal fez somente oito.
A única vitória gremista foi na campanha do rebaixamento em 2021: vitória por 1 a 0 no Maracanã pelo Brasileirão Série A, com gol de Miguel Borja. Em Porto Alegre, a última vez que os gaúchos triunfaram sobre os cariocas foi no Campeonato Brasileiro de 2018, com vitória por 2 a 0 na Arena. Os gols foram anotados por Jael e Marinho.
O Flamengo também proporcionou eliminações do Grêmio em mata-matas. Na mais traumática para os gremistas, o Rubro-Negro tirou os gaúchos nas semifinais da Libertadores de 2019 com um inesquecível 5 a 0 no Maracanã. Em duas edições da Copa do Brasil, os cariocas levaram a melhor em 2021 e 2023. Aliás, há dois anos, o Flamengo aplicava um 4 a 0 em plena Arena do Grêmio, no jogo de ida.
Flamengo supera o Grêmio no retrospecto histórico
Nas três vezes em que as duas equipes se enfrentaram na atual temporada, o Rubro-Negro ganhou todas sem sofrer gols. Além dos triunfos na Copa do Brasil, no primeiro turno do Brasileirão Série A, o Flamengo venceu por 3 a 0. Nos três confrontos, Luis Suárez esteve em campo. Hoje (25), o centroavante uruguaio será desfalque na Arena do Grêmio, pois recebeu o terceiro cartão amarelo no Morumbi.
No retrospecto histórico desde a década de 60, o Flamengo recentemente ultrapassou o Grêmio. De acordo com dados do portal Ogol, o Rubro-Negro chegou a 36 vitórias, contra 35 do Tricolor e 34 empates.
Com as três derrotas seguidas, o Grêmio caiu para a sexta colocação do Brasileirão Série A com 44 pontos. Já o Flamengo, que irá para o seu terceiro jogo sob o comando de Tite, vem de duas vitórias com o novo treinador e está na terceira posição somando 50.

