O Grêmio de 2023 não lembra nem um pouco o time que caiu em 2021 para a Série B do Brasileirão. Distante do líder Botafogo por apenas oito pontos, a equipe treinada por Renato Gaúcho mostra uma boa evolução desde a 11ª rodada, quando se estabilizou na competição.
Um dos responsáveis por esse momento é o craque uruguaio Luis Suárez, que ao lado do argentino Franco Cristaldo, tem alçado o Grêmio como um dos ataques mais eficientes do campeonato.
Em 1.830 minutos dos 21 jogos disputados no Brasileirão, Suárez tem oito gols, oito assistências e quatro cartões amarelos.
Outro fator que impressiona é a participação do atacante em lances em direção ao gol. Suárez é o quarto melhor na relação jogos/assistências, atrás apenas de Reinaldo (Grêmio), Gérson (Flamengo) e Lucas Evangelista (Red Bull Bragantino).
Quando o assunto é de assistências que resultaram em gols, Luis Suárez perde apenas para o atacante Tiquinho do Botafogo: o craque botafoguense tem 45% de participação em gols contra 35% do uruguaio.
Desempenho do Grêmio
O tricolor gaúcho tem um bom desempenho no ataque, mas essa vantagem não se reflete no setor defensivo.
De acordo com dados do setor de estatísticas da Universidade Federal de Minas Gerais, a equipe ocupa a 15ª posição na lista das equipes menos vazadas, atrás de Bahia, Vasco da Gama, Santos, América-MG e Coritiba. Vale ressaltar que esses times atualmente estão na briga para não cair para a Série B.
Ao menos em casa, o Imortal Tricolor tem mostrado bons resultados à torcida: em 13 jogos disputados, venceu 10, empatou dois e perdeu apenas um.
No último sábado (30/09), o Grêmio conseguiu segurar um empate heroico contra o Fortaleza fora de casa em pleno Castelão lotado.
Próximo jogo
O próximo jogo do Grêmio é nada mais que o clássico dos clássicos gaúchos: o Tricolor enfrentará o Internacional no Beira-Rio, no próximo domingo (08), às 16h (horário de Brasília) pela 26ª rodada do Brasileirão.

