O Manchester United deve ter dono em breve. O empresário inglês Jim Ratcliffe estaria prestes a se tornar o futuro proprietário dos Red Devils, segundo informação publicada pela ESPN neste domingo (15).
De acordo com o canal, Ratcliffe está nos trâmites finais para se tornar dono de 25% da equipe inglesa, através de um consórcio que seria liderado por uma de suas empresas, o conglomerado químico INEOS. A notícia surge depois que seu principal concorrente desistiu de querer a aquisição do United.
No sábado (14), foi relatado que o xeique Jassim bin Hamad Al Thani decidiu nesta semana desistir de sua tentativa de adquirir a totalidade da ações do clube inglês. Jassim bin Hamad representava um consórcio ligado ao Catar, seu país natal, e chegou a oferecer 5 bilhões de libras (R$ 30,61 bilhões) para comprar a equipe.
O valor da venda dos 25% das ações do Manchester United poderá chegar em até 1,5 bilhão de libras (R$ 9,18 bilhões) e faz com que Ratcliffe e seu consórcio, apesar de terem parte minoritária das ações do clube de Old Trafford, tenham ‘poder de influência’ nas questões desportivas do clube, que segue com a maior parte das ações nas mãos de seus atuais donos, a família Glazer. Tal medida se dá por conta de um acerto quanto aos valores aos quais Ratcliffe pagará para comprar o United, na qual ofereceu um valor maior em troca de tal privilégio.
Os Glazer, que vem sendo criticados nas últimas temporadas pelos torcedores por conta das más campanhas dos Red Devils na Premier League e pela falta de títulos de peso, continuarão sendo proprietários de 69% da ações do clube. Uma porção restante (6%) será de acionistas minoritários.

