Acostumado a ganhar títulos nos últimos anos, o Palmeiras vive uma temporada decepcionante em 2023. A eliminação para o Boca Juniors na semifinal da Copa Libertadores nesta quinta-feira (5) foi mais um balde de água fria em um ano que pode ser considerado abaixo do esperado.
A equipe até começou o ano conquistando títulos. Em janeiro, o Palmeiras derrotou o Flamengo por 4 x 3 e garantiu a taça da Supercopa do Brasil. Quase três meses depois, no início de abril, derrotou o Água Santa na final do Campeonato Paulista e deu esperanças ao torcedor de que teria mais um ano inesquecível.
No entanto, a primeira decepção veio na Copa do Brasil. Um dos favoritos ao título, o Palmeiras acabou eliminado nas quartas de final pelo rival São Paulo. O tricolor, aliás, conquistaria a competição. O Verdão, então, focou na Libertadores, mas o sonho do tetra ruiu com a derrota nos pênaltis para o Boca Juniors.
O foco agora é a conquista do Campeonato Brasileiro. Após 25 rodadas, o Palmeiras ocupa a quarta posição na tabela, com 44 pontos. Com oito de desvantagem para o Botafogo, o Verdão tem 13 partidas para caçar o adversário carioca e tentar levantar a taça.
A missão, contudo, é espinhosa. Dos 13 jogos, o Palmeiras tem sete confrontos contra equipes do top10 do Brasileirão: Atlético-MG, São Paulo, Botafogo, Athletico Paranaense, Flamengo, Fortaleza e Fluminense.
Nos outros jogos, o Palmeiras enfrenta quatro times diretamente ameaçados pelo rebaixamento: Santos, Coritiba, Bahia e América-MG. O clássico contra o Peixe, aliás, acontece neste domingo (8), às 16h, na Arena Barueri. Por fim, o Verdão tem dois adversários de meio de tabela. O Internacional, que também se recupera de eliminação na Libertadores e o Cruzeiro.

