Títulos? O Palmeiras de Abel Ferreira vem ganhando tudo nos últimos três anos, mas um assunto incomoda torcedores, dirigentes, elenco e comissão técnica do Verdão: a disputa por pênaltis.
Em números, o aproveitamento do Palmeiras é inferior a 60% nas cobranças e isso tem um peso até para o goleiro Weverton, que tem média de uma defesa por disputa na era Abel Ferreira.
Em definições de vagas ou títulos nos pênaltis, o Palmeiras de Abel teve seis disputas e avançou apenas em uma delas, contra o Atlético-MG, pela Copa Libertadores do ano passado.
Ainda, o curioso é que a primeira vez que o Verdão teve 100% de aproveitamento nas cobranças foi contra o Galo.
Com isso, na ocasião, Weverton pegou a cobrança de Rubens e Murilo e colocou o Palmeiras na semi da Copa Libertadores.
Contudo, o Verdão já desperdiçou 40,5% dos pênaltis que disputou. Os piores desempenhos foram contra o Flamengo, na Supercopa 2021; e CRB, na Copa do Brasil de 2021, com quatro falhas cada.
O desempenho nos pênaltis do Palmeiras nos últimos anos não é bom
O desempenho geral do Palmeiras em pênaltis, na era Abel Ferreira é de 22 convertidos e 15 perdidos.
Já Weverton esteve em todas as decisões por pênaltis e tem média de uma defesa por disputa.
Porém, vale dizer que o goleiro do Verdão teve bons momentos, como contra o Flamengo, por exemplo, Weverton pegou a batida de Matheuzinho, abrindo 3 a 1 para o Palmeiras, e ainda defendeu o chute de Pepê.
Por fim, agora é decisão para o Palmeiras contra o Boca Juniors, que se enfrentam nesta quinta-feira, às 21h30 (de Brasília), no Allianz Parque, pela Copa Libertadores. No jogo de ida, os times empataram em 0 a 0, agora quem ganhar vai disputar a grande final da competição.

