Nesta segunda (30), o mundo do futebol se reúne para homenagear os nomes que se destacaram no futebol mundial, elegendo o jogador e a jogadora que merecem o prêmio ‘Bola de Ouro’, apontado como ‘melhor do mundo’.
A celebração oficial será iniciada no Theatre du Chatelet, em Paris, a partir das 16 horas (de Brasília), de hoje, precedida pelo tradicional tapete vermelho. No Brasil, o evento terá transmisão do Sportv (TV por assinatura), TNT (TV por assinatura), ge.globo (live), ESPN via Star+ e HBO Max (Streaming).
Quando ocorrerá a cerimônia?
A premiação do Ballon d’Or será realizada no Theatre du Chatelet, em Paris. O palco, geralmente reservado para óperas e concertos de música clássica, uma vez por ano acolhe os melhores jogadores de futebol do planeta.
Nesta segunda (30), os eventos oficiais têm início às 20h45 no horário local, sendo por volta das 16h45 no horário de Brasília, com o espetáculo de “France Football” previsto para se prolongar até por volta das 22h30 (18h30 no horário de Brasília). O tapete vermelho, onde ex-atletas, treinadores de futebol e indicados ao Ballon d’Or 2023, já começam a posar para os fotógrafos e membros da imprensa, se inicia às 19 horas (15 horas de Brasília).
Quem transmite ao vivo?
Os fãs que quiserem acompanhar seus favoritos à premiação não terão de acompanhar na TV aberto. No Brasil, o evento será transmido no Brasil em canais de TV por assinatura, lives e plataformas de streaming. Confira listea de onde assistir ao Bola de Ouro de 2023:
- TV por assinatura: Sportv e TNT;
- Streaming: ESPN via Star+ e HBO Max;
- Live: ge.globo.
Indicados ao Ballon d’Or 2023 e os jogadores selecionados
Conforme citado, apenas 30 jogadores têm a oportunidade de receber a desejada “Bola de Ouro”. As indicações para o Ballon d’Or foram divulgadas em setembro deste ano. Os 30 nomeados para o Ballon d’Or 2023:
- Julian Alvarez (Manchester City);
- Nicolo Barella (Inter de Milão);
- Jude Bellingham (Borussia Dortmund, atualmente no Real Madrid);
- Karim Benzema (Real Madrid, agora no Ittihad FC);
- Bono (Sevilla FC, atualmente no Al-Hilal);
- Kevin de Bruyne (Manchester City);
- Ruben Dias (Manchester City)
- Antoine Griezmann (Atletico Madrid);
- Ilkay Gündogan (Manchester City, agora no FC Barcelona);
- Josko Gvardiol (RB Leipzig, atualmente no Manchester City);
- Erling Haaland (Manchester City);
- Harry Kane (Tottenham Hotspur, agora no FC Bayern);
- Min-jae Kim (SSC Napoli, atualmente no FC Bayern);
- Randal Kolo Muani (Eintracht Frankfurt, agora no PSG);
- Khvicha Kvaratskhelia (SSC Napoli);
- Robert Lewandowski (FC Barcelona);
- Emiliano Martinez (Aston Villa);
- Lautaro Martinez (Inter de Milão);
- Kylian Mbappe (PSG);
- Lionel Messi (PSG, agora no Inter Miami);
- Luka Modric (Real Madrid);
- Jamal Musiala (FC Bayern);
- Martin Ödegaard (Arsenal FC);
- Andre Onana (Inter de Milão, atualmente no Manchester United);
- Victor Osimhen (SSC Napoli);
- Rodri (Manchester City);
- Bukayo Saka (Arsenal FC);
- Mohamed Salah (Liverpool FC);
- Bernardo Silva (Manchester City);
- Vinícius Júnior (Real Madrid).
Quem tem chances?
Não é à toa que o Ballon d’Or é um dos ‘títulos’ individuais mais prestiagiados do mundo. São 30 nomes do futebol masculino e 30 nomes do futebol feminino que foram selecionados como finalistas do prêmio. Além do Bola de Ouro, há premiações por posição e feitos no período da temporada europeia.
Apesar de serem 30 nomes classificados como finalistas, dois jogadores despontam como ‘favoritos’ ao grande prêmio individual da cerimônia. Lionel Messi, sete vezes vencedor do troféu e líder da Argentina na Copa do Mundo 2022. Nesta edição, o principal adversário de Messi deve ser Erling Haaland. O atacante norueguês teve ano mágico e com marcas expressivas, conquistando todos os troféus possíveis com o Manchester City na temporada 2022/23, incluindo uma inédita Liga dos Campeões.
Oficialmente, a premiação não deve levar em consideração o período da última Copa do Mundo, porém, a presença de Messi entre os finalistas coloca tal consideração em dúvidas. Por outro lado, Haaland marcou 52 gols em 52 partidas oficiais pelo Manchester City, terminando como o artilheiro da Premier League e da Liga dos Campeões.
Além do argentino e do norueguês, há chances do francês Karim Benzema ser premiado mais uma vez, já que é o atual detentor do título. Porém, é bastante incerto que ele vença o prêmio, considerando sua temporada com desempenho abaixo do esperado e sem sequer participar da campanha francesa na Copa do Mundo 2022, que terminou com o vice da França.
Já para os brasileiros, há o sonho de ver Vinícius Júnior na melhor colocação possível. Nas últimas temporadas, o jovem atacante revelado pelo Flamengo vem se destacando no Real Madrid e sendo um dos protagonistas da temporada europeia. Nesta edição, Neymar, presença constante na lista de finalistas, não conseguiu boa temporada e ficou de fora.
Bola de Ouro: Revelando os 5 vencedores mais recentes
Há motivos para apontar o argentino Lionel Messe como um dos favoritos à conquita a conquistar o troféu mais uma vez. O camisa 10 da seleção da Argentina venceu o Bola de Ouro por duas vezes nos últimos cinco anos, considerando 2020 que teve a premiação cancelada por conta da pandemia de covid-19.
- 2022: Karim Benzema;
- 2021: Lionel Messi;
- 2020: cancelado;
- 2019: Lionel Messi;
- 2018: Luka Modric.
Como a votação é realizada?
De acordo com a revista francesa France Football, organizadora da premiação, a temporada que passou é que conta para a escolha, e não o ano de 2023, como era habitual. Anteriormente, os votos eram de 170 representantes da imprensa de todo o mundo. Isso frequentemente resultava em votações questionadas, motivo pelo qual o número foi agora diminuído.
Para os homens, cada um dos 100 principais países conforme o ranking da FIFA tem direito a um voto, enquanto para as mulheres são os 50 primeiros. O melhor jogador ganha 6 pontos, o segundo colocado 4, seguido por 3, 2 e 1. O jogador com a maior pontuação no final é coroado como o vencedor do Ballon d’Or 2023.
Os padrões de julgamento foram modificados: desempenho individual, desempenho da equipe, habilidade e fair play, com prioridades nessa sequência. De forma clara, o histórico de carreira não deve ter relevância. Isso pode ser interpretado como um refinamento após Messi superar Lewandowski em 2021.
Quais prêmios são apresentados nesta segunda (30)?
Na edição do Ballon d’Or masculino, seis prêmios serão concedidos na ocasião. Além do melhor jogador masculino, a melhor jogadora também é homenageada com um Ballon d’Or – o conhecido Ballon d’Or Feminin.
Incorporado há dois anos, o Troféu Müller, batizado em homenagem a Gerd Müller. O título já esclarece o propósito: trata-se de gols. O jogador que fizer mais gols (somando clube e seleção) é agraciado. No Troféu Kopa, denominado após um ex-ganhador do Ballon d’Or, o melhor jogador com menos de 21 anos é honrado.
O já conhecido Troféu Yashin, nomeado em memória do icônico goleiro russo Lev Yashin. Entre os indicados para o prêmio de melhor goleiro está o goleiro da seleção Marc-Andre ter Stegen. Adicionalmente, existe o prêmio para o melhor clube do ano. Não existe votação, em vez disso, o clube que obtiver o maior número de votos entre homens e mulheres é o vencedor.