Home Futebol Santos deve levar ‘não’ da CBF sobre Copa do Brasil; entenda

Santos deve levar ‘não’ da CBF sobre Copa do Brasil; entenda

Peixe não se classificou para temporada 2024 do torneio via estadual; apenas vaga na Libertadores poderia dar tal chance

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo

O Santos não deverá jogar a Copa do Brasil de 2024. Segundo informação do Lance!, a CBF não estenderá ao clube qualquer tipo de convite para a disputa da competição da próxima temporada, apesar do desejo do presidente Andrés Rueda de que o time possa disputar o torneio.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O jornal fez consulta a pessoas dentro da entidade que revelaram que não existe qualquer possiblidade, ao menos neste momento, de que o Peixe possa receber algum convite para disputar o torneio, pelo qual não jogará pelas regras a serem estabelecidas para a edição do próximo ano.

Nas novas regras, a Copa do Brasil terá suas vagas a serem distribuídas principalmente pelas competições estaduais. No Paulistão, foram distribuídas cinco vagas, estas conquistadas pelo Palmeiras (campeão), Água Santa (vice), Red Bull Bragantino e Ituano (semifinalistas) e São Bernardo (melhor dos eliminados nas quartas de final). A Copa Paulista, vencida pela Portuguesa Santista, dará mais uma vaga.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O Santos não avançou para às quartas de final do estadual e nem disputou a Copa Paulista, portanto está fora da Copa do Brasil pelos critérios da CBF. O único jeito seria o de ter uma das vagas na Libertadores, o que abriria a chance do time jogar o torneio a partir da terceira fase. Mas como está longe do G-6 (atualmente, é o 14º lugar), tais chances são remotas exceto uma grande arrancada e tropeços variados de rivais.

Em reunião do Conselho Deliberativo, Rueda chegou a afirmar que ‘via a chance’ do Peixe ser convidado para jogar o torneio. Mas a negativa de momento da entidade deve frear os planos dos santistas, que mirariam a disputa do torneio pela questão financeira, já que não arrecadaria as premiações da competição. Em 2023, foram R$ 8,5 milhões em dinheiro conquistado.

Better Collective