Vasco prepara lançamento de camisa usada por Léo Jardim contra o Fortaleza
Arqueiro utilizou a camisa em confronto entre o Cruzmaltino e o Leão do Pici; peça é inspirada em time que conquistou o Cariocão de 1923
Reprodução - Twitter Vasco - Leandro Amorim
Pelo Brasileirão Série A, o Vasco venceu o Fortaleza por 1 a 0 nesta semana, e a camisa utilizada pelo goleiro Léo Jardim chamou a atenção dos torcedores. O manto, na cor branca, não integra a lista de camisas adotadas pelo clube, que geralmente tem disponibilizado peças amarelas para os seus arqueiros.
A cor e o estilo do uniforme repercutiu nas redes sociais. Muitos vascaínos questionaram o clube, perguntando se a camisa de Léo Jardim estaria disponível para a venda. De acordo com o Vasco, a Kappa investirá no modelo, que será lançado como uma edição limitada.
A inspiração da camisa
O manto de Léo Jaardim foi inspirado no goleiro Nelson da Conceição, o primeiro arqueiro negro a atuar no Vasco da Gama. O atleta obteve um grande destaque no primeiro título carioca conquistado pelo Gigante da Colina, em 1923.
Vale ressaltar que o terceiro uniforme vascaíno também é inspirado na equipe de 1923. As peças foram confeccionadas com o intuito de celebrar os 100 anos do título.
Contra a segregação racial
Em busca da igualdade, o Vasco foi o primeiro time do Rio de Janeiro a acolher negros em seu elenco. A equipe de 1923, conhecida como “os camisas negras”, contava com uma maioria de jogadores negros e pobres. O próprio goleiro Nelson da Conceição atuava como taxista no Rio de Janeiro.
Na campanha, o time conquistou 11 vitórias, dois empates e uma única derrota. Além dos jogadores negros, o Vasco também acolhia operários em um esporte praticado pela elite da época.
A camisa utilizada por Léo Jardim estará disponível nos mercado e o seu preço deve ser entre R$ 299,90 e R$ 349,90.

