Veja os times que ainda tem chances de vaga na Libertadores em 2024
Nove equipes têm reais chances de garantir vaga na próxima edição da competição internacional
Manuel Velasquez/Getty Images)
A Copa Libertadores da América é a principal competição de clubes da América do Sul e se tornou há tempos o foco dos times do Brasil.
Além da luta pelo título, o torneio conta com premiações milionárias. Esse fato impacta por exemplo na formação do elenco para a temporada.
Por hora o São Paulo, campeão da Copa do Brasil, já está garantido na Libertadores. Mas outros nove clubes brigam pelas seis vagas na competição através do Campeonato Brasileiro.
O Botafogo, líder do Brasileirão, tem quase 100% de chances de disputar o torneio sul-americano (99.97%), conforme dados do site Probabilidades no Futebol, do Departamento de Matemática da UFMG.
Em seguida temos os seguintes percentuais por times:
- Red Bull Bragantino – 89.6%
- Grêmio – 75.6%
- Palmeiras – 73.1%
- Flamengo – 70.8%
- Fortaleza – 54.7%
- Fluminense – 47.4%
- Athletico Paranaense – 42.5%
- Atlético-MG – 37.2%
Os demais clubes do Brasileirão hoje aparecem com menos de 10% de chance de conquistar vaga na Libertadores da América, considerando um G6 no torneio nacional (quatro vagas na fase de grupos e duas na pré-Libertadores).
Lembrando que Fluminense e Fortaleza já garantem sua participação na competição sul-americana caso vençam a Libertadores e Sul-Americana, respectivamente.
Aumento de vagas no Brasileirão
Hoje a Série A do Campeonato Brasileiro tem seis vagas para a competição internacional, mas é possível termos mais posições em aberto.
Se o São Paulo terminar na zona de classificação para a Libertadores já teremos um G7. Outras duas vagas adicionais serão concedidas se Fortaleza e Fluminense vencerem as competições internacionais e terminem o Brasileirão entre os classificados para a Libertadores.
Neste caso poderemos ter até um G9 no campeonato nacional.
Altas cifras na Libertadores
Além do aspecto esportivo, os times que disputam a competição internacional também buscam participar do torneio pensando nas premiações.
Para se ter uma ideia, o Fluminense, classificado para a final deste ano, já faturou R$ 82,5 milhões, somando os valores acumulados desde a fase de grupos.
Caso vença o Boca Juniors, o Tricolor carioca irá embolsar um total de R$ 137,94 milhões.

