Home Futebol Veja quem foram os ‘camisas 9’ da seleção brasileira após Ronaldo Fenômeno

Veja quem foram os ‘camisas 9’ da seleção brasileira após Ronaldo Fenômeno

Problemas para encontrar centroavante com status como o camisa 9 campeão duram mais de 20 anos na Amarelinha

Nayla Lima
Apaixonada pelo mundo da comunicação e dos esportes, sou colaboradora do Torcedores por ser o melhor lugar para unir ambas paixões. Universitária, redatora há mais de 5 anos, mãe do Pietro e torcedora nas horas vagas. @nayla_mayara

Talvez o último grande 9 da seleção brasileira tenha sido Ronaldo Fenômeno, essencial na conquista do pentacampeonato em 2002. Após a saída do icônico centroavante, vários outros nomes passaram no ataque da amarelinha, alguns se firmando mais do que outros.

PUBLICIDADE

Os ‘camisas 9’ que passaram pela seleção brasilera, após Ronaldo Fenômeno

Ronaldo Fenômeno: o exímio atacante brasileiro se destacou por vestir a camisa 9 em três Copas do Mundo. Em 1998, no auge da sua forma física, o atacante conseguiu 4 gols na competição e teve o vice-frustrado após uma grande atuação no Mundial da França e uma crise epiléptica horas antes da final, diante dos donos da casa.

Por outro lado, em 2002, completou 8 gols e levantou o troféu de pentacampeão do mundo com a seleção brasileira. Já em 2006, já em um declive na carreira, Ronaldo Fenômeno carimbou somente 3 gols. No total, em todas as partidas na seleção brasileira, o icônico camisa 9 completou 105 jogos e 67 gols.

PUBLICIDADE

Luís Fabiano: em 2010, a responsabilidade de vestir a camisa 9 ficou com Luis Fabiano. O atacante, que defendia o Porto naquela época, conseguiu estufar as redes em 3 ocasiões antes da eliminação contra Holanda. Em toda sua trajetória com a Amarelinha, o centroavante vestiu a camiseta em 45 ocasiões e fez 38 gols.

Fred: um dos centroavantes que muitos torcedores da seleção brasileira gostariam de esquecer foi Fred. Em sua participação em 2014 conseguiu apenas um gol e foi apontado como um dos principais responsáveis da eliminação traumática na Copa do Mundo do Brasil.

Gabriel Jesus: a participação de Fred foi tão criticada quanto a de Gabriel Jesus na Copa do Mundo da Rússia em 2018. Titular com a seleção brasileira, o jogador que atuava no Manchester City não conseguiu estufar as redes, apesar de participar ativamente das ações ofensivas e foi questionado pelos torcedores.

Richarlison: na Copa do Mundo 2022, a estreia teve um dos dois gols de Richarlison em Mundiais. Com uma boa temporada com o Tottenham, o atacante estava com moral para uma participação memorável. Apesar de bons jogos, não se firmou com toda a torcida e atualmente está em baixa na disputa pela titularidade nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.

PUBLICIDADE