Home Esportes Paralímpicos Atletas brasileiros fazem ajustes finais para o Parapan

Atletas brasileiros fazem ajustes finais para o Parapan

Atletas brasileiros fazem bonito na natação em Meeting; saiba mais

Carlos Lemes Jr
Olá! Sou Carlos Lemes Jr e sou Jornalista formado, desde 2012, e no Torcedores, desde 2015. Matérias exclusivas pelo site publicadas nos portais IG, MSN e UOL. Escrevo sobre: futebol, mídia esportiva, tênis e basquete. Acredito que o esporte seja uma ótima ferramenta de inclusão, pois, sou cadeirante. Então, creio que uma das minhas "missões" aqui no Torcedores seja cobrir esporte paralímpico. Hobbies: ler, escrever e escutar música.
Nas provas de pista, o carioca Felipe Gomes, 37, da classe T11 (cegos), também convocado ao Parapan, correu os 400m em 52s33 – o que seria a nona marca do mundo e a segunda das Américas neste ano. O atleta, ouro na mesma prova no Mundial de Paris, tem o tempo de 51s00 como o seu melhor desempenho na atual temporada.

Carol Santiago - ao centro - um dos destaques da natação (Alessandra Cabral/CPB)

Às vésperas do Parapan de Santiago, competição que acontece entre os dias 17 e 26 de novembro, os atletas brasileiros fazem seus ajustes finais para a disputa.

PUBLICIDADE

E tais ajustes aconteceram no último Meeting Paralímpico Loterias Caixa. A série de disputas foram a cabo, entre os dias 3 e 5 de novembro, no CT Paralímpico Brasileiro, em São Paulo.

Nele, talvez, o grande destaque tenha sido a delegação da natação.

PUBLICIDADE

“As expectativas para Santiago são as melhores. É parte da preparação para os Jogos Paralímpicos do ano que vem. A ideia é nadar cada vez mais rápido nas grandes competições e que isso se repita no Parapan. Quero chegar em 2024 (nos Jogos Paralímpicos de Paris) preparada para ter o melhor tempo da vida”, projetou a pernambucana Carol Santiago, um dos destaques da delegação de nadadores.

Carol nasceu com síndrome de Morning Glory, alteração congênita na retina que reduz seu campo de visão, e obteve oito medalhas no último Mundial de Manchester.

Ela completou a prova dos 100m livre em 1min01s35 no Meeting deste domingo. A pernambucana nadou a distância em 58s81 em abril, no Centro de Treinamento Paralímpico, durante o Open Internacional de natação, o que garantiu à atleta o melhor tempo do ano na prova e o recorde das Américas.

Meeting reuniu cerca de 1.000 atletas

Além da natação, o Meeting reuniu competidores do atletismo e halterofilismo de 17 estados (AC, AM, AP, ES, GO, MG, MS, MT, PA, PE, PR, RJ, RN, RS, SC, SE e SP) e o Distrito Federal. O evento registrou 597 participantes nas disputas de atletismo, 93 competidores nas de halterofilismo e 350 nadadores.

PUBLICIDADE

Em 2023, o Meeting teve sua primeira etapa em julho e passou por nove capitais, além de São Paulo: Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Campo Grande (MS), Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR).