Divulgação/Facebook Oficial
Apesar da campanha irregular no Brasileirão Série B, em 2023, aonde terminou apenas na 12ª colocação, um dos principais clubes do interior de São Paulo, tem o que comemorar.
Isso, porque o Botafogo-SP confirma sua participação na Copa do Brasil 2024. A vaga para a equipe de Ribeirão Preto veio através da confirmação de que o Palmeiras e o Red Bull Bragantino estão assegurados na disputa nacional, via colocação no Brasileirão Série A. Faltando três rodadas para o fim do campeonato, o Verdão está na liderança com 63 pontos e a equipe de Bragança Paulista é a sexta colocada com 59.
Essa será a sexta participação do Pantera na Copa do Brasil: Em 1999, o Tricolor foi eliminado pelo Bahia na primeira fase. No ano seguinte, o Pantera caiu na fase inaugural para o Internacional. A situação se repetiu em 2002 e 2021 nas eliminações para o Sport e Azuriz, respectivamente.
Em 2023, o time que revelou jogadores como Sócrates e Raí, fez história e chegou na terceira fase da Copa. Na primeira, eliminou o Parnahyba do Piauí, após empate por 0 a 0, fora de casa. Na segunda fase, venceu o São Raimundo-RR por 3 a 1, no Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet Eurobike. Já na terceira fase, foi derrotado pelo Santos (2 a 0 e 1 a 0).
De acordo com o calendário de 2024 divulgado pela CBF, a Copa do Brasil começará no dia 21 de fevereiro.
Botafogo-SP terminou na oitava colocação no Paulistão 2024
A vaga para o Tricolor veio apesar da oitava colocação no Campeonato Paulista desse ano. Pelo regulamento do Estadual, apenas os semifinalistas tem assegurada a participação na Copa do Brasil, via Paulistão.
Vale ressaltar que outro clube beneficiado pelo desempenho de Palmeiras e Bragantino, no Campeonato Brasileiro, é que estará na CBR 2024, trata-se do Corinthians.
Outros cinco paulistas estarão na Copa do Brasil 2024
Além das duas agremiações já citadas, outras cinco representarão o Estado de São Paulo: Água Santa (vice-campeão estadual), o Ituano (quarto colocado), o São Bernardo (quinto colocado), além da Portuguesa Santista, campeã da Copa Paulista, e do São Paulo, campeão da última edição do torneio.

