Home Futebol Brasileirão Série A corre risco de não ter ‘G6’ na disputa por vaga na Libertadores 2024

Brasileirão Série A corre risco de não ter ‘G6’ na disputa por vaga na Libertadores 2024

Vagas diretas para a fase de grupos pode ficar apenas com os quatro primeiros colocados do Campeonato Brasileiro

Por Marco Maciel em 03/11/2023 09:24 - Atualizado há 2 anos

Divulgação/CBF

O acesso à Libertadores via Brasileirão Série A deve se tornar mais difícil na edição de 2023. Restando sete rodadas para o término do Campeonato Brasileiro, a tendência é que a colocação dentro do G6 não seja suficiente para a garantia de uma vaga direta na competição continental.

Desse modo, a classificação para a fase de grupos da Libertadores pode ficar restrita aos quatro primeiros colocados do Brasileirão Série A. Ou seja, ao quinto e o sexto lugares devem ser reservadas apenas as vagas para a fase preliminar do torneio da Conmebol.

PÉSSIMA NOTÍCIA PRA QUEM SONHA COM VAGA NA LIBERTADORES VIA BRASILEIRÃO

Nem título do Fluminense no sábado será suficiente para abrir novas vagas via Brasileirão Série A

Três motivos justificam a razão das vagas extras não serem abertas pelo Campeonato Brasileiro. Atual campeão da Copa do Brasil, o São Paulo é apenas o décimo colocado do Brasileirão Série A. Ou seja, bem distante do G4 ou do G6.

Já o Fluminense, mesmo que vença a Libertadores amanhã (04) na decisão contra o Boca Juniors no Maracanã, também tem poucas chances de gerar uma nova vaga via Campeonato Brasileiro. O Tricolor das Laranjeiras é o oitavo lugar, cinco pontos atrás do sexto, o Flamengo.

O Fortaleza foi derrotado nos pênaltis, na final da Copa Sul-Americana, pela LDU na semana passada. Mesmo que ganhasse dos equatorianos, o Leão do Pici está somente na nona colocação, uma posição abaixo do Fluminense.

Por fim, o jornalista Jorge Nicola recordou, em vídeo no seu canal no YouTube, que 2020 foi o último ano que rendeu vagas diretas para o G5. Já em 2019, 2021 e 2022, o G6 foi suficiente para a presença na fase de grupos.

Exit mobile version