Home Futebol Brasileirão Série A: projeções para título e fuga de rebaixamento são de 69 e 46 pontos, aponta matemático

Brasileirão Série A: projeções para título e fuga de rebaixamento são de 69 e 46 pontos, aponta matemático

Jornalista gaúcho Paulo Pires apresentou os cálculos que garantem a taça e a permanência no Campeonato Brasileiro

Marco Maciel
Marco Maciel é jornalista que atua cobrindo futebol brasileiro, com ênfase para o futebol gaúcho com Internacional e Grêmio e para a mídia esportiva. Graduado em jornalismo pela pela PUC-RS, em 2007, está no Torcedores.com desde 2022; passou pela redação e assessoria de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade); edita o site SAMBARIO, voltado para sambas-enredo, desde 2004; e escreveu para o portal de automobilismo Nas Pistas em 2023 e 2024.
Brasileirão Série A: projeções para título e fuga de rebaixamento são de 69 e 46 pontos, aponta matemático

Brasileirão Série A

Jornalista gaúcho Paulo Pires apresentou os cálculos que garantem a taça e a permanência no Campeonato Brasileiro

Faltam somente três rodadas para o término da emocionante edição 2023 do Brasileirão Série A. Seis times brigam para erguer a taça, enquanto a briga para não cair está igualmente acirrada. Em seu canal Plantão do Paulinho no YouTube, o jornalista Paulo Pires, da Bandeirantes de Porto Alegre, mostrou suas projeções da reta final do Campeonato Brasileiro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Sobre os candidatos ao título, o matemático calculou em 69 pontos o número suficiente para uma equipe ser campeã. Paulinho se baseou no aproveitamento apresentado pelos dois primeiros colocados no Brasileirão Série A.

Portanto, se Palmeiras e Flamengo mantiverem os 60% que possuem atualmente, chegariam a 68. Logo, a dupla, mais Botafogo, Atlético-MG, Grêmio e Red Bull Bragantino, teriam que alcançar os 69 para serem campeões.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Paulo Pires também incluiu uma projeção de acordo com as campanhas no returno do Brasileirão Série A. Neste cálculo, o Flamengo teria mais chances de ser campeão, por apresentar 64,6% de aproveitamento, que dá o potencial do Rubro-Negro alcançar 69 pontos. Já o Palmeiras chegaria a 68 com os 60,4% que possui na segunda metade do Campeonato Brasileiro.

O jornalista ainda simulou o Atlético-MG em terceiro com 66 pontos, se mantiver os 68,7% do returno. Com apenas 31,2%, o Botafogo somaria apenas três pontos nos três jogos restantes, indo a 65. Por fim, Grêmio e Red Bull Bragantino iriam a 64 pontos, diante dos aproveitamentos no returno de, respectivamente, 52,1% e 56,2%.

Paulo Pires acredita que o Bahia terá que chegar aos 47 pontos no Brasileirão Série A para se manter

Em outro vídeo, Paulo Pires fez contas para o número mágico da fuga do rebaixamento. O matemático da Rádio Bandeirantes de Porto Alegre projeta 46 pontos como suficientes para impedir a queda. Para o jornalista, a exigência subiu com a vitória do Cruzeiro sobre o Goiás ontem (27), em Goiânia.

PUBLICIDADE

No caso dos times dentro da zona de rebaixamento, Paulinho calcula que Bahia e Goiás necessitariam de 47 pontos para se livrar. Entretanto, o Esmeraldino não tem mais condições de alcançar a soma.

PUBLICIDADE

O jornalista utilizou como balizador, para o cálculo necessário aos times que integram a zona, o aproveitamento do Vasco. Primeiro time fora do Z4 em 16ª com 42 pontos, Paulo Pires se baseia na performance de 49% do Cruzmaltino no Campeonato Brasileiro, que faria os cariocas alcançarem a soma de 46. Portanto, Bahia e Goiás teriam que fazer um ponto a mais, o que se tornou inviável para o time goiano.

Para as equipes fora do Z4, Paulo Pires afirma que a pontuação chave para rechaçar qualquer ameaça é 46. A referência é a campanha do Bahia de 39%, que faria o Tricolor alcançar no máximo 45 pontos. Pela projeção do matemático, o Internacional estaria livre de qualquer risco.

Better Collective