Home Futebol Brasileirão Série B 2023: veja quais foram os times rebaixados

Brasileirão Série B 2023: veja quais foram os times rebaixados

Certame nacional definiu os dois últimos despromovidos, bem como os ascendentes para a elite nacional do próximo ano

Cido Vieira
Jornalista graduado no Centro Universitário Uninter. Trabalho no Torcedores.com desde 2017, desempenhando a função de redator. Sou setorista do futebol pernambucano em rádios locais e um verdadeiro apaixonado pelo esporte bretão.
Brasileirão Série B: veja os times rebaixados

Divulgação - CBF

O Brasileirão Série B vivenciou neste sábado (25) a última rodada de disputa na temporada 2023. Com os jogos todos programados para às 17h (de Brasília), emoção não faltou nas brigas pelas últimas vagas restantes do acesso, bem como para fugir do fantasma do rebaixamento.

PUBLICIDADE

Antes do início da rodada, dois times já haviam amargado o descenso para a Série C de forma antecipada. Detentores de campanhas aquém das expectativas ABC e Londrina entraram em campo mais uma vez apenas para o cumprimento de tabela.

No pleito para fugir das duas últimas indesejadas vagas, quatro concorrentes chegaram à “última dança” sob forte risco: Chapecoense (37 pontos), Tombense (37 pontos), Ponte Preta (39 pontos) e Sampaio Corrêa (39 pontos).

PUBLICIDADE

De virada, a Chape acabou batendo o Vitória pelo placar de 3 a 1, de virada, e conseguiu obter a permanência, empurrando o Sampaio para a degola. Goleado pelo Sport por 4 a 1, o time maranhense vai disputar a terceira divisão nacional em 2024. Apesar de jogar em casa e só depender si para escapar diante dos resultados, a Tombense perdeu para o Mirassol e também foi despromovida.

Rebaixados: ABC, Londrina, Tombense e Sampaio Corrêa

SÉRIE B E O ACESSO

A exemplo da briga para fugir da degola, a disputa pelo acesso na Série B deixou os nervos à flor da pele dos seis times envolvidos, em busca das duas vagas restantes. O campeão Vitória e o Criciúma já haviam carimbado o passaporte ao Brasileirão Série A de forma antecipada, e terão a companhia de Juventude e Atlético-GO, que bateram Ceará e Guarani, respectivamente.

Ascendentes: Vitória, Criciúma, Atlético-GO e Novorizontino

PUBLICIDADE

Resultados da 38ª rodada

ABC 3×2 Vila Nova

Tombense 0x1 Mirassol

Atlético-GO 3×0 Guarani

PUBLICIDADE

Avaí 0x0 Ituano

Ponte Preta 3×0 CRB

Botafogo-SP 0x1 Londrina

Chapecoense 3×1 Vitória

PUBLICIDADE

Ceará 1×3 Juventude

Novorizontino 2×0 Criciúma

Sport 4×1 Sampaio Corrêa