Cido Vieira - Torcedores.com
Fortes emoções foram protagonizadas na 33ª rodada do Brasileirão neste meio de semana. Depois do confronto direto entre Flamengo e Palmeiras, o Botafogo amargou mais um revés acachapante, desta feita caindo para o Grêmio, que também entrou no páreo. Restando cinco jogos para a maioria das equipes, o cenário se tornou simplesmente imprevisível.
Antes líder com uma folga de 13 pontos, o Glorioso agora tem dois times com o mesmo volume de pontuação (59 pontos), mas tendo um jogo a mais, e o arquirrival Flamengo, com 56 tentos, e também com um jogo ainda a cumprir.
De acordo com os dados do Departamento de Matemática da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), o Botafogo agora aparece com 30% de chances de título, mas agora é perseguido muito de perto pelo Red Bull Bragantino, que tem 25,2%, seguido de Palmeiras com 19,8%, Grêmio com 18,3%, e o arquirrival Flamengo, que aparece com 6,2%.
A pesquisa leva em conta os jogos restantes para cada uma das equipes envolvidas na corrida pelo título do Brasileirão, bem como o rendimento mais recente, no individual e nos confrontos diretos.
Botafogo – 30%
Red Bull Bragantino – 25,2%
Palmeiras – 19,8%
Grêmio – 18,3%
Flamengo – 6,2%
Atlético-MG – 0,42%
BOTAFOGO DESPENCA NO BRASILEIRÃO
Se o primeiro turno foi histórico para o Glorioso, onde o time chegou a superar a campanha do Corinthians de 2017, se tornando o melhor desempenho no primeiro turno do certame nacional desde a implementação dos pontos corridos, a segunda metade de competição tem sido desastrosa.
No recorte do returno, apenas o América-MG possui uma campanha inferior ao Botafogo, que dos 39 pontos colocados em jogo, faturou apenas 12 deles. Neste período, são três vitórias, três empates e sete derrotas.

