Divulgação/Boca Juniors
Chegou o grande dia! Na tarde de hoje (04), Boca Juniors e Fluminense vão decidir a Libertadores.
Multicampeão, o clube argentino busca o seu 7º título da competição, o que tornaria ele o maior campeão, ao lado do Independiente, que já tem sete conquistas. Já o Fluminense, busca o seu inédito título.
Mas, para isso, o Boca precisa melhorar o seu desempenho e seus resultados – ou não, tendo em vista que o time chegou à final da Libertadores sem vencer nenhum jogo de mata-mata.
Como chega o Boca Juniors
O Boca não vem bem e isso é fato. Nos últimos 16 jogos, o time venceu apenas duas partidas. Com esse mau desempenho, o clube é apenas o 10º colocado no grupo B do Campeonato Argentino, de 14 times.
Mas, por outro lado, é um time que perde muito pouco. Na verdade, o Xeneize é o rei dos empates, principalmente em copa. E isso preocupa, porque também é o rei da classificação nos pênaltis.
Nestes últimos jogos, o time se classificou para a final da Libertadores e para a semifinal da Copa da Argentina, apenas empatando.
Na Copa da Argentina, por exemplo, eliminou o Almagro e o Talleres nos pênaltis, após dois empates. Na Libertadores, só empatou no mata-mata, eliminando nos pênaltis o Nacional, Racing e Palmeiras.
Se pegarmos os últimos 10 jogos da equipe, foram duas vitórias, cinco empates e três derrotas. Os Xeneize marcaram 12 gols e sofreram 12.
Últimos 10 jogos do Boca:
Córdoba 0 x 3 Boca Juniors (Campeonato Argentino)
Boca Juniors 1 x 1 Lanús (Campeonato Argentino)
Boca Juniors 0 x 0 Palmeiras (Libertadores)
Boca Juniors 0 x 2 River Plate (Campeonato Argentino)
Palmeiras 1 x 1 Boca Juniors (Libertadores)
Belgrano 4 x 3 Boca Juniors (Campeonato Argentino)
Talleres 1 x 1 Boca Juniors (Copa da Argentina)
Boca Juniors 2 x 1 Unión de Santa Fé (Campeonato Argentino)
Racing 2 x 1 Boca Juniors (Campeonato Argentino)
Boca Juniors 0 x 0 Estudiantes (Campeonato Argentino)
Campanha na Libertadores
Na primeira fase, o clube argentino até foi bem, mas não era um grupo difícil. Liderou o grupo F, que tinha Deportivo Pereira, Colo-Colo e Monagas.
Aí, no mata-mata, não venceu mais. Mas, também não perdeu. Nas oitavas, eliminou o Nacional nos pênaltis após um 0 a 0 na ida e 2 a 2 na volta.
Nas quarta, superou o Racing nos pênaltis após dois 0 a 0. Por fim, na semifinal, eliminou o Palmeiras, também nos pênaltis, após 0 a 0 na ida e 1 a 1 na volta.
Sobre o jogo
Fluminense e Boca Juniors se enfrentam hoje (04), às 17h, no estádio do Maracanã, em final única. Quem vencer, fica com o título. Se empatar nos 90 minutos teremos prorrogação. Se o mantiver o empate, a decisão será nas penalidades.

