Reprodução/ NBA
A noite de segunda-feira (20) podia marcar apenas mais uma futura efeméride da NBA, um encontro entre um veterano uma vez MVP e futuro Hall da Fama, em James Harden, e de um fenômeno que promete dominar a liga em alguns anos, em Victor Wembanyama. Mas foi muito mais.
O jogo entre LA Clippers e San Antonio Spurs, pela semana cinco da maior competição de basquete do mundo, marcou um verdadeiro duelo de estilos, gerações e posições. De quebra, colocou frente a frente dois camisas “1” icônicos.
Harden, de um lado, usou e abusou de sua habilidade e da “ameaça tripla” que é no perímetro — podendo arremessar, passar ou infiltrar; Wembanyama, de outro, aproveitou seu físico único e sua habilidade irreal para pontuar — e muito — nas transições.
No final, o “Barba” venceu o duelo da noite na NBA, tanto coletivamente como individualmente. Com o placar final em 124 a 99 para o Clippers, o armador anotou um duplo-duplo de 13 pontos e 10 assistências; o pivô, enquanto ficou, em 9 pontos, 4 assistências e apenas 3 rebotes.
Harden e Wembanyama protagonizam grande duelo da noite na NBA
Harden e Wembanyama protagonizaram um duelo que aconteceu muito mais no ataque do Clippers do que o contrário. Nas rotações defensivas do Spurs, não foi raro ver o jovem pivô marcando o veterano armador.
Em um dos primeiros lances, foi o americano quem levou a vantagem, conseguindo o drible em cima do francês na cabeça do garrafão e levando para a bandeja para anotar dois pontos. Minutos depois, o jogador de San Antonio conseguiu a resposta com um toco em outra tentativa de bandeja do adversário.
O restante do duelo foi mais na base de troca de lances. De um lado, Harden comandando a armação:
De outro, Wembanyama, ainda que tímido, mostrando cada vez mais a profundidade de suas capacidades técnicas:

