MARCELO GONÇALVES / FLUMINENSE FC
Neste sábado (4), o Fluminense se consagrou pela primeira vez campeão da Libertadores ao vencer na prorrogação o Boca Juniors por 2 a 1. Uma conquista que rendeu muito ao Tricolor e, em especial, a chance de voltar a jogar a competição em 2024.
Com o triunfo do time de Fernando Diniz no Maracanã, o Flu se tornou o segundo brasileiro já classificado para a próxima edição da competição sul-americana, se juntando ao São Paulo, que conquistou a primeira vaga do país ao se tornar campeão da Copa do Brasil, batendo o São Paulo na decisão.
Ao todo, 16 times já tem vaga garantida pela Libertadores 2024. Além de Fluminense e São Paulo, estão garantidos a LDU, esta como campeã da Copa Sul-Americana, River Plate (campeão argentino de 2023), Millonarios (vencedor do Apertura do Campeonato Colombiano), Libertad e Cerro Porteño (ambos, respectivamente, campeão do Apertura e do Clausura do Paraguaio), Sporting Cristal e Melgar (garantidos pelo terceiro e quarto lugar do Campeonato Peruano).
Há aqueles que também tem suas vagas já confirmadas, mas ainda sem saber em que posicionamento terão ao final da temporada para saber em que fase jogam na edição de 2024. Estes são o Independiente Del Valle (Equador), Alianza Lima e Universitario (Peru) e os quatro representantes da Venezuela (Deportivo Táchira, Academia Puerto Cabello, Portuguesa e Caracas)
Assim, 31 vagas ainda faltam a ser definidas para a Libertadores 2024 (Bolívia, Chile e Uruguai ainda não definiram ao menos um representante), o que deve ser feito até o final do ano. O Brasileirão deverá render mais seis vagas, que podem ir para os seis primeiros colocados da competição, ou uma para o sétimo, se o Fluminense ficar entre os seis primeiros colocados.
Conseguimos. É nossa. pic.twitter.com/24K6DTmB9P
— Fluminense F.C. (@FluminenseFC) November 5, 2023

