Alexandre Durão / Grêmio FBPA
Foi uma noite que os torcedores do Grêmio não se esquecerão tão cedo. Com um hat-trick de Luis Suárez, o Tricolor Gaúcho buscou uma virada histórica para cima do Botafogo nesta quinta-feira (09), em São Januário, pela 33ª rodada do Brasileirão Série A.
Logo após estar perdendo por 3 a 1 no começo do segundo tempo, o Pistolero marcou três na etapa final e definiu o placar em 4 a 3 a favor da equipe de Renato Gaúcho.
Com o resultado, o Grêmio chegou aos mesmos 59 pontos do líder Botafogo, que ainda tem um jogo a menos. Mas o Imortal é o segundo colocado pelos critérios de desempate, com os cariocas tendo 23 gols de saldo contra 8 dos gaúchos. O Palmeiras é o terceiro também com 59, mas com uma vitória a menos do que a dupla.
Faltando cinco jogos para o término do Brasileirão Série A, o Grêmio se tornou um dos favoritos ao título brasileiro. Foi a quinta vitória consecutiva do time comandado por Renato Gaúcho na competição.
Grêmio tem a oportunidade de ser o primeiro campeão vindo do Brasileirão Série B
Dessa forma, o Grêmio tem a chance de conseguir algo jamais alcançado na história do Brasileirão Série A. Se o Tricolor Gaúcho conquistar o título, será o primeiro time da história a levantar a taça, vindo diretamente da Série B. Jamais uma equipe oriunda da segunda divisão foi campeã brasileira no ano seguinte, na elite do futebol nacional.
O sistema de acesso e descenso passou a ser utilizado anualmente pela CBF a partir da Copa União de 1988. Desde então, o campeão do Brasileirão Série A sempre foi um time que estava na primeira divisão na temporada anterior. Em 2022, o Grêmio disputou a Série B pela terceira vez em sua história, subindo com a segunda colocação na competição.
Quando o Grêmio retornou pela primeira vez em 1993, a equipe ficou na 11ª posição. Já em 2006, logo após o Brasileirão Série B marcado pela histórica Batalha dos Aflitos, a campanha tricolor foi bem superior, com os gaúchos terminando em terceiro.

