Daniel Jayo/Getty Images
O Boca Juniors vai disputar a final da Copa Libertadores 2023 contra o Fluminense e enriquecer, ainda mais, o histórico de confrontos diante de clubes do Brasil no torneio. De acordo com dados da plataforma One Football, o clube xeneize já duelou 67 vezes contra times brasileiros. O retrospecto é positivo. São 25 vitórias, 25 empates e 17 derrotas.
O Fluminense é a sexta agremiação brasileira diferente que a equipe da Argentina vai enfrentar numa final. Tem quatro títulos e dois vices.
O Boca Juniors levou a melhor contra Cruzeiro (1977), Palmeiras (2000), Santos (2003) e Grêmio (2007). Além disso, perdeu as finais de 1963 e 2012 contra Santos e Corinthians, respectivamente.
Na atual temporada, a equipe treinada por Jorge Almirón já eliminou um time do futebol pentacampeão mundial. Deixou o Palmeiras para trás na semifinal após disputa de pênaltis.
Como chega o Boca Juniors para a final da Copa Libertadores?
O clube de La Bombonera chega, aparentemente, em má fase. Venceu apenas dois dos últimos 16 jogos que disputou na temporada.
Apesar disso, quebrou um tabu negativo (saiba mais clicando nesta reportagem) e não foi eliminado de nenhuma competição.
Avançou sempre após disputa de pênaltis, tanto na própria Copa Libertadores como também na Copa Argentina.
O Boca Juniors promete ir a campo em boas condições físicas. Isso porque disputou os dois jogos mais recentes com uma formação considerada alternativa.
Por outro lado, é um time que sofreu com lesões nas últimas semanas. Tal fato pode comprometer a decisão sobre qual escalação titular mandar a campo.
Veja o histórico de finais contra brasileiros
- 2012 – vice contra o Corinthians
- 2007 – título contra o Grêmio
- 2003 – título contra o Santos
- 2000 – título contra o Palmeiras
- 1977 – título contra o Cruzeiro
- 1963 – vice contra o Santos

