Foto: Wagner Meier/Getty Images
O Palmeiras ‘engatou’ cinco vitórias consecutivas e uma delas a histórica virada sobre o atual líder Botafogo, por 4 a 3, e agora o time comandado por Abel Ferreira está novamente na disputa do Brasileirão Série A.
Evidentemente, o Glorioso segue com um jogo a menos na tabela, apesar das equipes terem o mesmo número de pontos (59), mas o grande resultado conquistado fora de casa fez com que os torcedores do Palmeiras voltassem a acreditar no título.
Mas, qual seria a pontuação para o Verdão levar mais esse título? A meta de pontos é baseada nos últimos campeões da competição, ou uma projeção de pontos baseada no aproveitamento do ainda líder Botafogo.
Assim, temos que nos basear na pontuação dos melhores vices da história do Brasileirão por pontos corridos com 20 clubes, que começou em 2006.
Portanto, os times com melhor desempenho como vices são o Santos de 2019, com 74 pontos, e o Internacional de 2022, com 73 pontos, mas lembrando que essas pontuações foram atingidas apenas uma vez na história, o que pode distorcer a conta.
Se pensarmos nos últimos cinco campeonatos a média é de 72 pontos, por isso, pensando de uma maneira bem simplória, fazendo 73 pontos o Palmeiras será campeão.
Aí, mais um porém, por conta de sua longa duração, o Brasileirão está sempre sujeito a inúmeras interferências, como a janela de transferências, as competições paralelas, entre outros pontos.
Dessa forma, podemos dizer que temos uma variação de temporada para temporada, como o Flamengo de 2019 com 90 pontos, e o Corinthians de 2017 com apenas 72.
O Palmeiras cresceu no Brasileirão, mas o título ainda é difícil
Agora, de uma maneira direta, é que se o Botafogo mantiver o ritmo de pontuação que tem até o momento, o Verdão tem que focar nos 75 pontos.
Então, com 59 pontos e faltando seis jogos para o Palmeiras, o clube tem que conquistar cinco vitórias e um empate.
Por fim, vai se abrindo um céu bonito para o Verdão, mas ainda é uma missão difícil, e assim, os torcedores do clube devem relaxar e deixar rolar.

