Home Esportes Paralímpicos Parapan 2023: Brasil é penta no futebol de cegos e PC

Parapan 2023: Brasil é penta no futebol de cegos e PC

Títulos consolidam o futebol do país na maior competição das Américas; Brasil acumula vitórias no Parapan 2023

Gisele Henriques
MBA em Administração e Marketing, Pós Graduada em Jornalismo Esportivo, graduada em Licenciatura em Artes Visuais, Tecnologia em Marketing e Bacharelado em Administração, é graduanda de Direito e de Jornalismo.

Pentacampeões do futebol de cegos. Foto: Douglas Magno / CPB

Mantendo o bom nome da seleção brasileira no futebol mundial, a equipe do Brasil consagrou-se pentacampeã parapan-americana no futebol de cegos, vencendo a Colômbia por 1 x 0 neste sábado (25), garantindo o quinto título consecutivo no Parapan 2023.

PUBLICIDADE

Ricardinho marcou o gol brasileiro e garantiu a manutenção da hegemonia do Brasil em competições, onde o país domina com bons resultados no cenário internacional: desde 2004, nos Jogos Paralímpicos de Atenas (Grécia), quando a modalidade futebol de cegos passou a fazer parte do programa paralímpico, 100% dos ouros foram conquistados pelo Brasil.

Ou seja, são cinco títulos consecutivos na história do esporte nacional, repetindo o grande feito neste Parapan.

PUBLICIDADE

Futebol de paralisados cerebrais do Brasil é destaque com ouro no Parapan 2023

Já na modalidade futebol PC (paralisados cerebrais), o Brasil também conquistou a medalha de ouro, após vencer a Argentina por 1 x 0, consolidando o esporte nacional frente a um dos maiores rivais da seleção brasileira.

Ubirajara foi expulso aos 10 minutos da partida, que finalizou em 0 x 0, indo para a prorrogação. Cesar foi quem marcou o gol do título, nos acréscimos da primeira etapa do tempo extra, fazendo com que a Seleção canarinho também levasse o pentacampeonato parapan-americano na modalidade.

No Parapan 2023, a delegação brasileira conta ao todo com 324 atletas: 190 homens e 134 mulheres, de 23 estados e do DF, em 17 modalidades. Destes, 51 têm até 23 anos, 108 são cadeirantes, 132 são estreantes no evento continental, 72 treinam nos Centros de Referência do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e 11 disputaram o Parapan de Jovens, em Bogotá, Colômbia, em junho deste ano.

A participação brasileira desta edição já é considerada a maior de todos os tempos na competição, acumulando 151 ouros, 92 pratas e 89 bronzes até o último sábado (25).