Home Futebol Shakhtar Donetsk derrota Antwerp e mantém chances de classificação na Champions

Shakhtar Donetsk derrota Antwerp e mantém chances de classificação na Champions

Time ucraniano voltou a fazer um bom jogo na Liga dos Campeões e, após vitória por 1 a 0, alcançou os 9 pontos e se manteve vivo na chave

William Nunes
Formado em produção audiovisual pela PUCRS, cineasta, redator e escritor, roteirista e Youtuber.

Reprodução/X/Shakhtar Donetsk

Nesta terça-feira, a bola voltou a rolar pela fase de grupos da Champions League para jogos da penúltima rodada dessa etapa da competição. O ucraniano Shakhtar Donetsk recebeu o belga Antwerp em seus domínios para um jogo fundamental para os donos da casa.

PUBLICIDADE

O Shakhtar Donetsk faz uma boa campanha na competição e vem de uma vitória incrível sobre o Barcelona na rodada mais recente. O triunfo sobre a maior potência do grupo colocou os ucranianos de volta à disputa e agora precisava de um resultado positivo contra os belgas para se manter empatado em pontos com o Barça e o Porto e sonhar em conseguir a classificação na última vaga.

Do outro lado, não havia muita motivação para os belgas nas duas últimas rodadas da fase de grupos. As quatro derrotas nos jogos anteriores deixaram a equipe isolada na lanterna e totalmente distante de qualquer ambição na competição. Com isso, o Antwerp entrou em campo somente para aproveitar o glamour de disputar uma Champions League.

PUBLICIDADE

Como foi a vitória do Shakhtar Donetsk sobre o Antwerp na Champions League?

Muito motivado como sempre joga diante de seus torcedores, o Shakhtar Donetsk começou pressionando os belgas do Antwerp. A equipe ucraniana deu um susto no adversário logo aos 2 minutos, quando Sikan encontrou Newton na esquerda, o atacante ajeitou com carinho e bateu colocado para o gol, com a bola passando muito perto da trave de Jean Butez.

O Shakhtar se manteve controlando as ações ofensivas, porém, o Antwerp também deixou claro que tinha suas armas para se defender do adversário. Aos 6 minutos Muja avançou em velocidade pelo lado esquerdo e passou para Janssen. O atacante se preparava para bater quando foi bloqueado dela defesa ucraniana.

Aos 13 minutos, o Shakhtar Donetsk voltou ao ataque e desta fez foi letal. Zubkov levantou para a grande área e Matvienko apareceu livre para cabecear para o fundo das redes, para delírio dos emocionados torcedores presentes na Alemanha, onde o time está mandando seus jogos enquanto continua no conflito armado contra a Rússia.

Após o gol, o Shakhtar Donetsk se sentiu ainda mais confortável dentro de campo. Trocando passes e tentando ampliar o placar. Somente na metade do primeiro tempo os belgas conseguiram se estabelecer no campo de ataque e ameaçaram os donos da casa.

PUBLICIDADE

Aos 31 minutos, Muja encontrou espaço e mandou uma bomba de fora da área, forçando o goleirão Dmytro Riznyk a espalmar para longe.

O Shakhtar Donetsk respondeu aos 39, quando Newerton recebeu no lado esquerdo e bateu para o gol. O goleiro da equipe belga se esticou todo e espalmou, com Sudakov ainda tendo oportunidade no rebote, porém, desperdiçando a chance.

No início do segundo tempo, o Antwerp começou tentando atacar os donos da casa, porém, sem muita eficiência. Aos 18, Balikwisha levantou na área do Shakhtar, levando perigo, porém, a zaga estava bem postada e mandou para longe.

Ao longo da segunda etapa, as equipes trocaram passes no meio campo, com os belgas tentando criar alguma jogada para empatar o jogo. Do outro lado, o Shakhtar Donetsk entendia a importância do resultado e se mantinha firme na defesa, enquanto se lançava esporadicamente em contra-ataques perigosos.

PUBLICIDADE

Somente aos 39 minutos apareceu uma chance mais clara e ela foi a favor do Antwerp. Ejuke recebeu e mandou uma bomba de fora da área. A bola passou por cima do gol, mas deu um susto na torcida presente no estádio.

O Shakhtar Donetsk deu mostras de sua capacidade de contra-ataque aos 47, já nos acréscimos do segundo tempo. Kubkov encontrou Bondarenko em velocidade. O atacante avançou em direção à área, driblou o goleiro e bateu para o gol fraquinho, mas a defesa aparece e interceptou o que seria o segundo gol.

A bola ainda ficou com os ucranianos, mas os atletas se atrapalharam dentro da grande área diante da recomposição do Antwerp e desperdiçaram a oportunidade.

Final de jogo e vitória do Shakhtar Donetsk em Hamburgo, na Alemanha. Com o resultado, a equipe chega aos 9 pontos e mantém vivo o sonho de retornar às oitavas de final da Champions League.

PUBLICIDADE