Reprodução/X/Barcelona
A Data Fifa tem gerado cada vez mais polêmica no mundo do futebol. O maior problema que vem sendo alvo de muitas reclamações por parte dos treinadores dos maiores clubes da Europa é devido à grande quantidade de jogadores que retornam lesionados de suas seleções.
Após a última Data Fifa, o treinador do Barcelona, Xavi Hernandez se mostrou profundamente insatisfeito com a forma como o calendário europeu vem sendo organizado e, devido a isso, chegou a mencionar possíveis mudanças na forma como são programados os jogos das seleções e dos clubes que estariam sendo analisadas pela Fifa.
Conforme falou o treinador, a Fifa estaria estudando um calendário alternativo, com oito a nove meses de competições consecutivas entre os clubes e dois meses consecutivos somente para os jogos entre as seleções. Com um mês restante de férias.
Xavi falou sobre as complicadas situações de Raphinha e Ronald Araújo no Barcelona
Além dos problemas no calendário e as lesões frequentes entre os jogadores, as viagens desgastantes são sempre um problema persistente, com a situação se agravando ainda mais quando envolve jogadores que atuam em seleções fora da Europa. Xavi citou os exemplos dos sul-americanos Raphinha e Ronald Araújo, que enfrentam longas viagens para retornar aos seus clubes:
“Não é fácil tantas viagens todos os meses, por exemplo: Araújo e Raphinha fizeram viagens de 13 ou 14 horas, quase não dormiram nem treinaram. E assim estão todas as equipes. A cada mês, um mês e meio andam viajando para América do Sul ou África. Penso que seria uma boa solução e que a Fifa já está estudando”, comentou Xavi Hernandez.

