Vitor Silva/ Botafogo FR
Vasco da Gama e Botafogo medem forças na noite desta segunda-feira (6), às 19h00, no estádio de São Januário, no Rio de Janeiro, em duelo válido pela 32ª rodada do Brasileirão Série A.
O clássico carioca mais uma vez terá casa cheia, já que os ingressos estão esgotados desde a última quarta-feira (1), cinco horas depois do início das vendas, de acordo com informações do Cruz-Maltino por meio de suas redes sociais.
Com um jogo a menos, o Glorioso busca voltar à liderança isolada nesta reta final da competição, enquanto o rival precisa do triunfo em casa para sair da zona de rebaixamento.
Como chegam as equipes
O Cruz-Maltino conquistou um importante resultado na rodada anterior ao vencer o confronto direto contra o Cuiabá, fora de casa, pelo placar de 2 x 0. Os gols foram marcados por Gabriel Pec e Orellano.
Apesar do triunfo, o Vasco caiu para o 18º lugar da tabela com 34 pontos, três a menos que o Cruzeiro, o 16º colocado e o primeiro clube fora da zona de rebaixamento.
Do outro lado, o Glorioso vem de um tropeço “surpreendente” diante de sua torcida.
A equipe treinada por Lúcio Flávio chegou a abrir 3 x 0 no marcador, mas acabou levando uma virada histórica do Palmeiras por 4 x 3, em pleno estádio do Engenhão.
Esta foi a terceira partida sem vencer do Botafogo, que agora divide a liderança com o próprio Verdão somando 59 pontos, porém com duas partidas a menos que o concorrente direto ao título.
Botafogo tem 50% de chances de título e Vasco 54% para jogar a Série B
Segundo dados do site “InfoBola”, do matemático Tristão Garcia, após os resultados do fim de semana válidos pela 32ª rodada, o Botafogo registra neste momento 50% de chances de conquistar o título do Brasileirão Série A.
Palmeiras e Red Bull Bragantino, que vêm logo atrás na tabela de classificação, na segunda e terceira colocações respectivamente, apresentam os mesmos 21% da mesma probabilidade.
Na parte de baixo da tabela, o Vasco da Gama aparece com 54% de possibilidade de voltar a disputar a segunda divisão do futebol nacional na temporada de 2024.
O Cruzeiro, que é o primeiro time fora do Z4, surge com 24% de chances de rebaixamento à Série B, e o Goiás, que abre a zona da degola, possui 66%.
Vasco x Botafogo: como foi no primeiro turno em 2023?
O último “Clássico da Amizade” foi disputado em julho deste ano, pela 13ª rodada da atual edição do Campeonato Brasileiro.
O duelo, que teve como palco o estádio Nilton Santos, o Engenhão, terminou com vitória do Botafogo pelo placar de 2 x 0.
Os gols foram marcados no segundo tempo por Luis Henrique e Carlos Alberto.
Na ocasião, o triunfo no clássico colocou o Glorioso sete pontos a frente do vice-líder da competição.
O Vasco venceu o Botafogo nos dois turnos da Série A em 2020
Os dois rivais se enfrentaram pela última vez dentro da divisão de elite do Campeonato Brasileiro na edição de 2020, e o Cruz-Maltino saiu vitorioso pelo placar agregado de 6 x 2.
No primeiro turno, em jogo da décima rodada no Engenhão, o Vasco superou o Botafogo por 3 x 2 com gols de Ribamar, Germán Cano e Ygor Catatau, enquanto Matheus Babi anotou duas vezes para os donos da casa.
Depois, no duelo do returno, disputado em São Januário pela 29ª rodada, novo triunfo dos vascaínos pelo placar de 3 x 0. Talles Magno, Andrey e Yago Pikachu balançaram as redes.
Vasco x Botafogo: quem mais venceu?
Em mais de 100 anos de história, completados em abril de 2023, o clássico carioca já foi disputado em 316 oportunidades e o retrospecto do confronto é bastante favorável ao Vasco da Gama, que tem 45 vitórias a mais.
O Gigante da Colina venceu 133 vezes contra 88 triunfos do time da Estrela Solitária, mais 95 duelos que terminaram com igualdade no marcador.
Pelo Campeonato Brasileiro, incluindo os dois jogos válidos pela Série B em 2021, a vantagem segue sendo do time da Cruz de Malta, com 23 vitórias e 16 derrotas, além de 17 empates em 56 partidas.
No Campeonato Carioca, os dois rivais já disputaram 222 clássicos e o Vasco continua na frente somando 94 vitórias diante de 63 triunfos do Botafogo, mais 65 igualdades.
Pelo Torneio Rio-São Paulo, foram 22 confrontos e a equipe vascaína mantém a supremacia com 11 triunfos e cinco derrotas, além de seis empates.
O Botafogo leva a melhor na Copa do Brasil, torneio nacional em que os dois clubes se enfrentaram em duas ocasiões, com uma vitória do Glorioso e um empate.
Já pela principal competição de clubes do continente, a Copa Libertadores da América, as duas equipes jamais se enfrentaram.
No quesito de saldo de gols, o Vasco também está em vantagem ao contabilizar 456 tentos diante de 398 sofridos, um saldo positivo de 58 bolas na rede a mais.
As maiores goleadas
Nos dez últimos encontros, o Clássico da Amizade registrou somente uma única goleada.
Foi em novembro de 2021, pela 34ª rodada do Brasileirão Série B, quando o Botafogo, então comandado por Enderson Moreira, goleou o rival em pleno estádio de São Januário pelo placar de 4 x 0.
Os gols foram assinalados por Rafael Navarro, Diego Gonçalves e Marco Antônio (duas vezes).
No retrospecto geral, o placar mais elástico da história do clássico foi anotado há 22 anos, pelo Campeonato Carioca de 2001, quando o Vasco “atropelou” o Glorioso por 7 x 0 dentro do Maracanã.
Pedrinho e Euller marcaram uma vez cada, enquanto Romário fez dois e Juninho Paulista completou a goleada com mais três gols.
Do lado botafoguense, o maior marcador sobre o adversário em partidas oficiais foi 5 x 1 e aconteceu em duas oportunidades: no Torneio Rio-São Paulo de 1961 e no Campeonato Carioca de 1942.
Em encontros não-oficiais, o Glorioso aplicou 5 x 0 sobre o Cruz-Maltino pelo Torneio Extra João Teixeira de Carvalho, no dia 11 de junho de 1958.
O primeiro confronto
O primeiro jogo entre Vasco e Botafogo tem mais de 100 anos e foi disputado pelo Campeonato Carioca, em 22 de abril de 1923, com triunfo do Cruz-Maltino por 3 x 1.
O maior goleador
Maior ídolo da história do Vasco da Gama, Roberto Dinamite é o maior artilheiro do Clássico da Amizade.
O ex-centroavante e ex-presidente do clube, que faleceu em janeiro passado aos 68 anos, foi o autor de 25 gols em todo o retrospecto geral do confronto.
Por que “Clássico da Amizade”?
Mesmo com toda a rivalidade, Vasco e Botafogo são considerados clubes “amigos” no Rio de Janeiro, sendo comum torcedores das duas agremiações se unirem na cidade para torcer contra o arquirrival Flamengo, por exemplo.
A relação “amistosa” que reina entre botafoguenses e vascaínos é conhecida desde a década de 70, quando o estádio do Maracanã não tinha divisão de torcidas.
Naquela época, era normal presenciar bandeiras das duas equipes sendo carregadas e tremuladas por todo o anel do estádio, com direito até mesmo à aplausos dos torcedores adversários, gerando um clima de “amizade” incomum para outros clássicos do futebol brasileiro.
Prováveis escalações para o jogo
Vasco da Gama: Léo Jardim, Paulo Henrique, Maicon, Medel e Lucas Piton; Zé Gabriel, Paulinho e Bruno Praxedes; Gabriel Pec, Erick e Pablo Vegetti; treinador: Ramón Díaz
Botafogo: Lucas Perri, Di Plácido, Philipe Sampaio, Bastos e Marçal; Danilo Barbosa, Tchê Tchê e Eduardo; Júnior Santos, Victor Sá e Tiquinho Soares; treinador: Lúcio Flávio
Fique de olho no apito!
O clássico em São Januário será apitado pelo árbitro gaúcho Leandro Pedro Vuaden, que terá Marcelo Carvalho Van Gasse e Danilo Ricardo Simon Manis como seus assistentes, ambos de São Paulo.
O carioca Bruno Mota Correia será o quarto árbitro e o paraibano Wagner Reway comanda o sistema de VAR (arbitragem de vídeo).
Onde assistir Vasco x Botafogo ao vivo na TV e online
O clássico será transmitido ao vivo e com exclusividade para todo o Brasil pelo Premiere, canal fechado em sistema de pay-per-view que pertence ao Grupo Globo e pode ser adquirido por meio de um plano de TV por assinatura.
O torcedor ainda pode assistir Vasco x Botafogo ao vivo online pelo Premiere através das plataformas de streaming Premiere Play, GloboPlay, Canais Globo ou Prime Video Channels (Amazon Prime Video).
Basta acessar os sites ou aplicativos dos canais e preencher com os dados do cadastro para acompanhar o confronto do Brasileirão Série A pelo celular, tablet, computador, Smart TV ou Chromecast.
Ainda existe a opção de assinar somente o Premiere Play, sem vínculo com uma operadora de TV.
Nilson Cesar crava resultado de Vasco x Botafogo pelo Brasileirão Série A https://t.co/8C4w3oCpg5 pic.twitter.com/dF4ffv03fc
— Torcedores.com (@Torcedorescom) November 6, 2023

