Home Torcedoras Apesar de seguir em estado grave, triatleta Luisa Baptista mostra melhora respiratória

Apesar de seguir em estado grave, triatleta Luisa Baptista mostra melhora respiratória

Medalhista nos Jogos Pan-Americanos continua em recuperação após grave acidente ocorrido no último final de semana e apresenta evolução quanto à respiração nas últimas 24 horas

Beatriz Ojeda
Ex-atleta, formada em Letras e apaixonada por esportes desde sempre. Colaboradora do Torcedores por ser o melhor lugar para aliar as duas grandes paixões.
Foto da triatleta Luisa Baptista

Foto de Luisa Baptista em bicicleta compartilhada no perfil da triatleta no Instagram, no dia 26 de novembro de 2023. (Crédito: arquivo pessoal / @luisabaptistad)

Triatleta e medalhista dos Jogos Pan-Americanos, Luisa Baptista apresentou melhora no quadro respiratório na última terça (26). A atleta sofreu grave acidente ao ser atropelada enquanto treinava em sua bicicleta na região de São Carlos, interior de São Paulo.

PUBLICIDADE

Após o incidente, Luisa Baptista foi transportada ao Hospital das Clínicas em São Paulo e se encontra na UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

Luisa Baptista continua internada

No último boletim médico publicado pelo Hospital das Clínicas, o documento informou uma melhora hemodinâmica e respiratória nas últimas 24 horas. O quadro ainda demanda terapia de oxigenação extracorpórea e o uso de ventilação mecânica. Então, ainda que os médicos indique a melhora, o quadro segue considerado ‘grave’.

PUBLICIDADE

A campeã panamericana foi atropelada próxima a região de São Carlos, interior de São Paulo, enquanto treinava ciclismo. No acidente, uma moto colidiu de frente com a bicicleta da atleta. A estrada na qual Luisa Baptista pedalava é conhecida pelo baixo movimento. Após atendimento emergencial, Luisa foi transferida com traumatismo craniano, fraturas nas costelas, clavículas, em uma perna e pneumotórax.

Na madrugada de segunda-feira (25), a triatleta foi submetida a uma cirurgia na região e transferida ao Hospital das Clínicas, em São Paulo. Além dos boletins médicos, o irmão da atleta, Vitor Duarte usa suas redes sociais para compartilhar informações sobre o estado de saúde e detalhou em publicação:

“Lulu continua dormindo, mas aos poucos vem demonstrando alguns sinais e reações quando conversamos com ela, quando damos carinho ou até mesmo fazemos alguma brincadeira”, escreveu o irmão em publicação nas redes.

“Seu corpo vem apresentando melhoras que nos deixam muito empolgados. Tenho certeza de que ela continua sentindo toda essa torcida maravilhosa”, afirmou Vitor Duarte.

PUBLICIDADE

Luisa Baptista foi parte da equipe nacional campeã do revezamento misto nos Jogos Sul-Americanos em 2018, conseguindo o ouro no revezamento misto e a prata no triátlon feminino. Já no Jogos Pan-Americanos, mas em 2019, venceu o ouro tanto no triátlon feminino como no revezamento misto.