Home Mídia Esportiva Apresentador do Donos da Bola RS na Band se desculpa por conduta de Farid: “Mensagem racista”

Apresentador do Donos da Bola RS na Band se desculpa por conduta de Farid: “Mensagem racista”

Jornalista identificado com o Grêmio gerou polêmica ao emitir sons de macaco em imitação do goleiro Kidiaba

Marco Maciel
Sou jornalista, formado pela PUCRS em 2007. Trabalhei na web rádio Voz do Futebol. Também fui redator e assessor de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade). Edito o site SAMBARIO, voltado para sambas-enredo, desde 2004. No canal do YouTube do portal (@sambariosite), entrevistamos mais de uma centena de personalidades do samba e do carnaval nos tempos da pandemia. Entrei no time do Torcedores.com em maio de 2022 e escrevo para o site NasPistas.com desde maio de 2023.
Apresentador do Donos da Bola RS na Band se desculpa por conduta de Farid: "Mensagem racista"

Reprodução/Band

Na edição de ontem (14) do Donos da Bola RS na afiliada gaúcha da Band, Farid Germano Filho fez uma brincadeira com os torcedores colorados. Na provocação, recordou a derrota do Internacional para o Mazembe por 2 a 0 no Mundial de Clubes da Fifa de 2010.

PUBLICIDADE

O jornalista gremista imitou a famosa comemoração do goleiro do time da República Democrática do Congo, Kidiaba. Farid sentou no chão do estúdio e fez a zoeira, emitindo sons de macaco no final.

Diante da forte repercussão do gesto do influenciador nas redes sociais, o programa de hoje (15) do Donos da Bola RS iniciou com um pronunciamento. O apresentador Filipe Gamba se manifestou na abertura da atração, com Farid Germano Filho ausente na bancada.

“A mensagem transmitida com esse gesto foi uma mensagem racista. Esta mensagem atinge uma causa, não colabora em absolutamente nada no combate ao racismo. E aqui não é um pedido de desculpas a quem se sentiu ofendido. É um pedido de desculpas porque a mensagem ofendeu e ofendeu muito”, declarou Gamba.

“Precisamos mostrar que somos antirracistas”, disse Gamba, sobre atitude de Farid

O jornalista continuou sua retratação. “Um episódio assim fortalece o seguinte. Não basta a gente não ser racista. É preciso, além de ser antirracista, mostrar que somos antirracistas”, declarou Filipe Gamba. “Inúmeras pessoas foram ofendidas com aquilo que aconteceu ontem aqui. É dever de todos nós, jornalistas sendo esportivos ou não, entender que isso não colabora para uma sociedade melhor”, complementou.

Filipe Gamba terminou o discurso afirmando que não estava lendo TP (teleprompter). “Eu quero passar pra vocês a minha verdade, a minha interpretação”, concluiu Gamba. O futuro de Farid Germano Filho na Band RS ainda não foi comunicado pela emissora.

PUBLICIDADE