Campeonato Brasileiro - CBF
O futebol brasileiro é conhecido internacionalmente como um dos mais competitivos do mundo, mas também pela sua baixa tolerância a resultados negativos. Assim, dos 20 times do Brasileirão Série A, apenas cinco encerraram a competição com o mesmo treinador com quem iniciaram o torneio.
Brasileirão mudanças de técnicos em 2023
Desde o início do Campeonato Brasileiro, apenas cinco clubes encerraram a competição com o mesmo treinador com quem iniciaram, são estes, o Red Bull Bragantino com Pedro Caixinha, o Fluminense com Fernando Diniz, o Fortaleza com Juan Pablo Vojvoda, o Grêmio com Renato Portaluppi e o Palmeiras com Abel Ferreira.
Um fato curioso entre os cinco técnicos que disputaram o Brasileirão por inteiro com seus clubes, é o fato de todos terem terminado na primeira parte da classificação. Abel Ferreira conquistou o bicampeonato do Brasileirão. Por outro lado, Pedro Caixinha chegou com o Red Bull Bragantino a ameaçar a liderança do torneio, mas encerrou garantindo vaga na pré-Libertadores com maior pontuação desde sua chegada à Série A.
O técnico argentino, Juan Pablo Vojvoda está prestes a completar três anos no comando do Fortaleza. Após perder a final da Sul-Americana, teve uma queda de performance, mas conseguiu se recuperar garantindo vaga para o torneio continental de 2024.
Fernando Diniz e Renato Portaluppi tiveram grandes temporadas com seus respectivos clubes. O treinador do Fluminense levantou a taça inédita da Libertadores e disputa atualmente o Mundial de Clubes. Por outro lado, o técnico do Grêmio levou o time da Série B ao vice-campeonato da primeira divisão, com vaga direta na Libertadores e fez sua melhor campanha com time.
Em contrapartida, alguns times no Brasileirão registraram o maior número de técnicos durante a competição. O Coritiba é líder neste quesito com 6 profissionais ao mando do clube, seguido por Botafogo, Corinthians, Cruzeiro e Santos.

