Home Futebol Brasileirão Série A: oito laterais que podem chegar em 2024

Brasileirão Série A: oito laterais que podem chegar em 2024

Confira a lista de jogadores que podem estar disponíveis no mercado brasileiro na próxima janela de transferências

Rogério Guimarães
Geógrafo de formação, trabalho com edição e conteúdo textual desde 2008, quando ingressei no universo dos materiais da área educacional. No segmento editorial, já publiquei conteúdo que vão de manual de máquinas a livros de poesia. Sou aficionado por notícias e tudo que esteja ligado ao conhecimento.
Matias Vina, Lateral do Roma

Matias Vina - Roma - Valerio Pennicino-Getty Images

Com o fim do Brasileirão Série A, as equipes não perdem tempo e buscam reforçar seus elencos para as disputas de 2024.

PUBLICIDADE

A posição de lateral é uma das que mais demandam profissionais de qualidade, tanto que há anos não há um jogador de qualidade como Cafu e Roberto Carlos.

O Torcedores.com separou oito laterais de qualidade que podem ser negociados pelos clubes brasileiros na próxima janela de transferências.

PUBLICIDADE

Matias Viña (Roma-ITA)

O lateral-esquerdo uruguaio, que já atuou pelo Palmeiras entre 2020 e 2021, joga atualmente pelo Roma (ITA) e é um dos laterais mais cotados para chegar ao Flamengo em 2024.

A chegada ao Rubro-Negro pode ser facilitada por causa de uma punição que a UEFA determinou sobre o time italiano em relação às regras de fair play financeiro, que limitam o número de contratações na temporada.

Viña se destacou por sua técnica de jogo coletivo, precisão nas assistências e boa noção de marcação. O lateral peca na marcação homem a homem e no alto índice de erros de passes, ponto delicado para um lateral.

Matías Espinoza (Libertad -PAR)

O lateral-esquerdo paraguaio de 26 anos se destacou por suas atuações na seleção nacional e pelo Libertad. Contudo, Espinoza manifestou que pretende deixar o clube para tentar novas oportunidades.

PUBLICIDADE

Quem está de olho no talento do jogador é o São Paulo, que vê na técnica de Espinoza um bom substituto das laterais para Caio Paulista, que pode estar de malas prontas para o Palmeiras.

Bruno Méndez (Corinthians)

O uruguaio de 24 anos estará livre no mercado da bola, já que o Corinthians já manifestou não renovar com o atleta para 2024.

Com passagens no Wanderers (URU), Corinthians e Internacional, o lateral-direito se destaca pelos bons números nas disputas de bolas aéreas e ações defensivas.

Pouco aproveitado durante a passagem de Luxemburgo, o jogador também não agradou o estafe de Mano Menezes.

PUBLICIDADE

Yairo Moreno (Independiente de Medellín-COL)

Com 28 anos, o lateral-esquerdo colombiano que joga pelo Independiente de Medellín em passagens pelo La Equidad (EQU), León (MEX) e Pachuca (MEX), Moreno se destaca pela passagem pela seleção colombiana.

Em fim de contrato, Moreno despertou o interesse do Santos, que busca atletas com experiência e com preço que caiba no orçamento, agora mais limitado com o rebaixamento.

Rikelme (Cuiabá)

O lateral do Cuiabá foi sem dúvidas um dos destaques do Brasileirão Série A. Inicialmente como meia-atacante, Rikelme se destacou por sua precisão nos desarmes e capacidade ofensiva, experiência da sua atuação no meio-campo.

Tamanha versatilidade do jogador de 20 anos chamou a atenção da Seleção Brasileira Sub-20 e tem despertado a atenção de clubes grandes, carentes por jogadores de qualidade na posição.

PUBLICIDADE

Marcelo Morales (Universidad de Chile-CHI)

O jogador de 20 anos do Universidad de Chile é uma das promessas do futebol latino-americano. Com atuações recorrentes na Seleção Chilena Sub-20, Morales sem dúvida está no radar de clubes do Brasil e do exterior, já que seu contrato com o clube se encerra em dezembro de 2024.

Luan Cândido (Red Bull Bragantino)

O lateral do Red Bull Bragantino tem se destacado bastante na equipe, que fez boa campanha no Brasileirão Série A.

Luan iniciou sua carreira no Palmeiras em 2019, mas logo foi transferido para o RB Leipzig, da Alemanha, onde teve duas passagens. Voltou para o clube de Bragança no início de 2022 e se destacou com seu talento. O lateral sofreu uma fratura na perna esquerda por estresse em março de 2023 ,mas voltou aos campos em julho.

O jogador tem contrato até dezembro de 2026 com o Red Bull Bragantino, mas por ter ficado bastante tempo na reserva, há grandes chances de ser negociado na próxima janela de transferências.

PUBLICIDADE

Alex Sandro (Juventus-ITA)

O lateral-esquerdo que começou no Athlético-PR e tem passagens no Maldonado (URU), Santos e Porto (POR), tem seu contrato com a Juventus se encerrando em junho de 2024.

Com sua experiência e disponibilidade, é um dos nomes certos a ser disputado na janela de transferência do começo do ano.