Um dos momentos mais emocionantes da comemoração do 12º título do Brasileirão do Palmeiras foi quando o capitão Gustavo Gómez chamou o atacante Dudu para levantar o troféu juntos. Lesionado após uma ruptura de ligamento cruzado, o camisa 7 se empenha nos bastidores para voltar a defender o clube quanto antes.
Quando volta Dudu?
O departamento médico do Palmeiras busca que Dudu esteja pronto para as atividades quanto antes. Após o processo cirúrgico e a fisioterapia, o camisa 7 já participa de corridas curtas e gera otimismo no clube para que o processo encerre aproximadamente no final de abril e no início de maio.
A lesão de Dudu ocorreu em 27 de agosto, em vitória por 1 a 0 do Palmeiras contra o Vasco no Allianz Parque. A cirurgia foi realizada em 5 de setembro e tem feito processo de fisioterapia e fortalecimento no CT do Palmeiras.
Apesar de encerrar a temporada 2023 com apenas 3 gols e 7 assistências, o esquema tático do Palmeiras sofreu inicialmente com a falta de Dudu. A peça-chave é utilizada como forma de atrair a marcação e como eficiente no setor criativo do ataque.
Após a lesão de Dudu, o Palmeiras demorou algumas rodadas para encontrar um novo esquema tático e um substituto para preencher a falta do seu craque. Na fase final das competições, uma opção com três zagueiros, 5 nomes no meio-campo e dois atacantes funcionou para que o time conquistasse o Brasileirão.
Em entrevista, Dudu relembrou a importância do momento:
– Muito importante conquistar o título, o terceiro no ano de novo. Equipe muito empenhada, fez um ano brilhante e foi premiada com o Campeonato Brasileiro depois de estar 14 pontos atrás do líder. Muito feliz por essa conquista. Ano que vem a gente sabe que a cobrança vai ser maior ainda por título. Meu 12º título no Palmeiras, muito feliz por tudo que estamos vivendo. Espero conquistar muitos títulos ainda. Não vou descansar porque tenho tratamento para fazer no final do ano. Curtir esse momento, a partir de 1º de janeiro volta tudo ao normal.

