Vítor Silva/Botafogo
De líder absoluto a time que já pode se ser praticamente sem chance de ser campeão brasileiro em breve. Este é o retrato do Botafogo neste momento de reta final da temporada, em que o sonho de voltar a erguer a taça da Série A ficar comprometido com o fato de ter nove jogos sem vencer e perder a liderança para o Palmeiras.
Ainda há a chance do Glorioso levar para casa o título do Brasileirão, mas para isto, o clube terá de fazer algo que nenhum time fez desde 2003, quando os pontos corridos foram implementados: o de tirar três pontos de desvantagem nas duas últimas rodadas do Brasileirão.
Nos dados do GE, em apenas três vezes um time foi campeão brasileiro sem estar na liderança após a antepenúltima rodada. A primeira delas foi em 2004, quando o Santos conquistou a taça ao virar nas duas últimas rodadas dois pontos de desvantagem que tinha na época sobre o Athletico, ao vencer os dois jogos que lhe restavam e ver o Furacão tropeçar em ambas as partidas que tinha naquele momento.
Em 2009, o Flamengo chegou à antepenúltima rodada com um ponto de desvantagem em relação ao líder e conseguiu reverter tal vantagem, a mesma coisa no Brasileirão de 2020 (encerrado em 2021), quando também teve um ponto de desvantagem e conquistou o título,
Mas, para que isso aconteça, o Botafogo terá que vencer o Cruzeiro na partida deste domingo (3) e torcer para que o Palmeiras perca o Fluminense para levar a disputa para a rodada final, onde a vantagem ficaria nula. Na última rodada, o Glorioso tem o Internacional pela frente e o Palmeiras pega a Raposa e o mesmo cenário é necessário para o Alvinegro ser campeão.
No entanto, os nove jogos sem vencer e a inconstância do time em várias partidas, sobretudo nas últimas rodadas, de segurar vitórias, tem sido o fator que tem atrapalhado ainda mais o time da Estrela Solitária neste momento decisivo do Brasileirão, e que precisa ser superado para que o sonho do título permaneça.

