Home Futebol Em busca do título, Botafogo tenta feito inédito no Brasileirão

Em busca do título, Botafogo tenta feito inédito no Brasileirão

Glorioso sofre com nove jogos sem vencer na Série A e terá de vencer seus jogos restantes e torcer contra o Palmeiras

Por Victor Martins em 02/12/2023 21:12 - Atualizado há 2 anos

Vítor Silva/Botafogo

De líder absoluto a time que já pode se ser praticamente sem chance de ser campeão brasileiro em breve. Este é o retrato do Botafogo neste momento de reta final da temporada, em que o sonho de voltar a erguer a taça da Série A ficar comprometido com o fato de ter nove jogos sem vencer e perder a liderança para o Palmeiras.

Ainda há a chance do Glorioso levar para casa o título do Brasileirão, mas para isto, o clube terá de fazer algo que nenhum time fez desde 2003, quando os pontos corridos foram implementados: o de tirar três pontos de desvantagem nas duas últimas rodadas do Brasileirão.

Nos dados do GE, em apenas três vezes um time foi campeão brasileiro sem estar na liderança após a antepenúltima rodada. A primeira delas foi em 2004, quando o Santos conquistou a taça ao virar nas duas últimas rodadas dois pontos de desvantagem que tinha na época sobre o Athletico, ao vencer os dois jogos que lhe restavam e ver o Furacão tropeçar em ambas as partidas que tinha naquele momento.

Em 2009, o Flamengo chegou à antepenúltima rodada com um ponto de desvantagem em relação ao líder e conseguiu reverter tal vantagem, a mesma coisa no Brasileirão de 2020 (encerrado em 2021), quando também teve um ponto de desvantagem e conquistou o título,

Mas, para que isso aconteça, o Botafogo terá que vencer o Cruzeiro na partida deste domingo (3) e torcer para que o Palmeiras perca o Fluminense para levar a disputa para a rodada final, onde a vantagem ficaria nula. Na última rodada, o Glorioso tem o Internacional pela frente e o Palmeiras pega a Raposa e o mesmo cenário é necessário para o Alvinegro ser campeão.

No entanto, os nove jogos sem vencer e a inconstância do time em várias partidas, sobretudo nas últimas rodadas, de segurar vitórias, tem sido o fator que tem atrapalhado ainda mais o time da Estrela Solitária neste momento decisivo do Brasileirão, e que precisa ser superado para que o sonho do título permaneça.

Exit mobile version