Home Futebol Grêmio: 3 reforços que deram certo em 2023

Grêmio: 3 reforços que deram certo em 2023

Temporada do Grêmio ficou marcada pelos gols de Luisito Suárez, que foi anunciado pelo Inter Miami nesta sexta-feira (22)

Marco Maciel
Sou jornalista, formado pela PUCRS em 2007. Trabalhei na web rádio Voz do Futebol. Também fui redator e assessor de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade). Edito o site SAMBARIO, voltado para sambas-enredo, desde 2004. No canal do YouTube do portal (@sambariosite), entrevistamos mais de uma centena de personalidades do samba e do carnaval nos tempos da pandemia. Entrei no time do Torcedores.com em maio de 2022 e escrevo para o site NasPistas.com desde maio de 2023.
Grêmio: 3 reforços que deram certo em 2023

Alexandre Durão / Grêmio FBPA

No começo da tarde de ontem (22), o Inter Miami oficializou a contratação de Luis Suárez. O Pistolero, que entrou para a história do Grêmio pela grande temporada que realizou em 2023, jogará ao lado do amigo Lionel Messi no ano que vem.

PUBLICIDADE

O Torcedores.com lembra os reforços contratados pelo Grêmio que tiveram um bom desempenho e agradaram os simpatizantes do Imortal. Entretanto, jogadores como Carballo, Cristaldo e Reinaldo dividiram as opiniões dos gremistas e não constam na relação.

Luisito Suárez eternizado entre os tricolores

Os torcedores do Grêmio viveram um sonho em 2023. Presenciaram o quarto maior artilheiro do mundo vestindo a camisa tricolor, atrás apenas de Messi, Cristiano Ronaldo e Lewandowski.

Era para os gremistas desfrutarem de Suárez por duas temporadas, mas por decisão do próprio camisa 9, a passagem foi abreviada para um ano. A razão foi a forte exigência e o calendário puxado do futebol brasileiro, que desgastavam seu joelho direito. A aposentadoria do jogador no meio do ano chegou a ser fortemente cogitada.

Mesmo que tenha sido por apenas uma temporada, Luis Suárez ficará gravado para sempre na memória dos tricolores. Logo em sua estreia, em 17 de janeiro, um hat-trick na Arena diante do São Luiz e o título da Recopa Gaúcha. O Pistolero também conquistaria o Campeonato Gaúcho, sendo eleito o craque do Brasileirão Série A pela Bola de Prata da ESPN.

Foram 54 partidas em que Luis Suárez defendeu o Grêmio. O camisa 9 uruguaio marcou 29 gols, além de contribuir com 17 assistências e muita doação em campo. Estará eternamente na galeria dos maiores jogadores da história do Imortal.

PUBLICIDADE

Um reforço do nível de Maicon

Foi o que o próprio Renato Gaúcho falou, a respeito de Pepê. O volante contratado junto ao Cuiabá no fim do ano passado recebeu a comparação do técnico gremista com capitão do tri da Libertadores. “Tínhamos o Maicon que fazia o time jogar, hoje temos o Pepê que lembra muito ele”, disse o treinador em janeiro.

Pepê agradou aos torcedores do Grêmio no primeiro semestre, sendo importante na conquista do hexacampeonato gaúcho. Entretanto, o volante se viu às voltas com uma série de lesões. Mesmo que não tenha conseguido uma maior sequência de partidas, o meio-campista tem a confiança dos torcedores.

Lateral discreto e eficiente

Um dos reforços menos badalados entre os gremistas, João Pedro cumpriu bem o seu papel com atuações seguras. O jogador de 26 anos pertencia ao Porto e não estava sendo aproveitado pelo clube português. O lateral-direito não jogava desde junho do ano passado, quando defendeu o Corinthians.

Contratado num primeiro momento para ser reserva de Fábio, o defensor se aproveitou das lesões consecutivas do concorrente na posição para causar uma boa impressão aos tricolores. João Pedro terminou a temporada como o melhor lateral da equipe de Renato Gaúcho, tendo marcado um gol no Grenal vencido pelo Internacional por 3 a 2, em outubro.

PUBLICIDADE