Juventus vence a Roma e encosta na líder Inter de Milão no Campeonato Italiano
Juve encerrou 2023 com vitória muito importante na briga pelo título
Rabiot e Vlahovic vibram com gol em vitória da Juventus sobre a Roma pelo Campeonato Italiano. (Valerio Pennicino/Getty Images)
A Juventus fez o dever de casa ao bater a Roma por 1 a 0 na noite deste sábado (30), no Allianz Stadium, pela 18ª rodada do Campeonato Italiano. Rabiot fez o gol da partida no início do segundo tempo.
Com o resultado, a Juventus, segunda colocada, foi aos 43 pontos ganhos, apenas dois atrás da líder Inter de Milão, que na sexta-feira ficou no empate contra o Genoa, fora de casa. A Roma permaneceu na sétima colocação, com 28 pontos.
Primeiro tempo movimentado apesar do 0 a 0
Juventus e Roma entraram em campo com esquema com três zagueiros. Quem imaginava um jogo truncado e com poucas emoções se enganou.
Mesmo atuando longe dos seus domínios, a Roma não se intimidou e buscou o ataque. O time comandado por José Mourinho teve a primeira grande chance da partida. Aos quatro, Cristante finalizou, a bola desviou na marcação e carimbou a trave.
A Juventus chegou com perigo pela primeira vez aos 19. Vlahovic girou sobre o marcador, porém, teve chute travado por defensor adversário.
Melhor em campo, o time da casa voltou ao ataque, aos 27. Após cruzamento da esquerda, Vlahovic acertou bicicleta para fora.
Após momentos de pressão, a Roma respondeu aos 30, em chute de Dybala que passou raspando a trave.
Nos minutos finais, Kostic chutou em direção ao gol, porém, de forma espetacular Ndicka, de cabeça, evitou a abertura do placar pela Vecchia Signora.
Segundo a ESPN, os 45 minutos iniciais tiveram 9 finalizações para os anfitriões (duas no alvo) contra quatro dos visitantes.
Juve é eficiente no início do segundo tempo
A Juventus precisou de apenas dois minutos na etapa final para largar em vantagem. Após lindo toque de calcanhar de Vlahovic, Rabiot chutou na saída de Rui Patrício.
A Juve reduziu o ímpeto e passou a ver a Roma rondar o campo ofensivo em busca do empate. Aos 26, Dybala finalizou da entrada da área, a bola desviou na marcação e Szcesny fez a defesa.
Após rápido contragolpe pela esquerda, Chieza cruzou e McKennie bateu para grande defesa de Rui Patricio, desperdiçando chance de ampliar para o time de Turim.
A Juve teve gol bem anulado de Chieza aos 42. O atacante estava em posição de impedimento.
Nos acréscimos, o time da casa administrou a vantagem até o apito final.
Próximos jogos de Juventus e Roma
A Juventus volta a campo na próxima quinta-feira (04), às 17h (horário de Brasília), contra a lanterna Salernitana, novamente no Allianz Stadium. Um dia antes, às 16h45, a Roma recebe o Cremonese, no Estádio Olímpico. Ambos os jogos são válidos pela 19ª rodada do Campeonato Italiano.

