Home Futebol Mundial de Clubes da Fifa 2025: confira os times classificados e projeções para as últimas vagas

Mundial de Clubes da Fifa 2025: confira os times classificados e projeções para as últimas vagas

19 das 32 equipes já estão garantidas no torneio que será disputado nos Estados Unidos entre junho e julho de 2025

Marco Maciel
Marco Maciel é jornalista que atua cobrindo futebol brasileiro, com ênfase para o futebol gaúcho com Internacional e Grêmio e para a mídia esportiva. Graduado em jornalismo pela pela PUC-RS, em 2007, está no Torcedores.com desde 2022; passou pela redação e assessoria de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade); edita o site SAMBARIO, voltado para sambas-enredo, desde 2004; e passou a escrever para o site NasPistas.com a partir de 2023.
Mundial de Clubes da Fifa 2025: confira os times classificados

Mundial de Clubes da Fifa 2025: confira os times classificados (Divulgação/Fifa)

A partir de 2025, será realizada a primeira versão do Mundial de Clubes da Fifa com 32 times. O torneio está programado para o período entre 15 de junho e 13 de julho, tendo como sede os Estados Unidos.

PUBLICIDADE

O novo formato do Mundial de Clubes será similar ao da Copa do Mundo, jogado de quatro em quatro anos, em que as 32 equipes serão divididas em oito grupos com quatro clubes cada na primeira fase. Os dois melhores de cada chave seguem para as oitavas-de-final, com os confrontos eliminatórios sendo disputados até a definição dos dois finalistas, sem a realização do terceiro lugar.

12 vagas serão destinadas para a Europa, enquanto seis estarão reservadas para times da América do Sul. África, Ásia e Concacaf (América do Norte e Central) terão quatro vagas, além dos Estados Unidos indicar uma equipe como país-sede do torneio da Fifa.

PUBLICIDADE

Três brasileiros no Mundial de Clubes 2025

Pela Conmebol, Flamengo, Palmeiras e Fluminense estão confirmados como os últimos campeões da Libertadores. Um quarto brasileiro só poderá ser indicado se for vitorioso da próxima edição da competição continental em 2024. O Palmeiras lidera o ranking sul-americano.

O ranking da Fifa atribuído à América do Sul definirá as vagas restantes. Hoje, Boca Juniors, River Plate e Olimpia estariam garantidos. No patamar atual, a equipe paraguaia teria que torcer contra um campeão fora do grupo entre Flamengo, Palmeiras e Fluminense. “Se um dos três for campeão, serão três vagas por ranking em vez de duas”, observou Leonardo Bertozzi, da ESPN.

Já via UEFA, oito das 12 vagas para o Mundial de Clubes estão confirmadas. Manchester City, Real Madrid e Chelsea disputarão a competição da Fifa como os mais recentes campeões da Uefa Champions League. Uma quarta vaga estará reservada para o vencedor da atual edição da Liga dos Campeões.

Pela pontuação no ranking da Fifa, Bayern de Munique, PSG, Internazionale, Porto e Benfica também estão definidos. As disputas atualmente estão entre Borussia Dortmund e Leipzig, além de Atlético de Madrid ou Barcelona, mais Juventus ou Napoli. Mesmo em sexto na pontuação, o Liverpool está fora pela presença de dois ingleses no Mundial de Clubes.

PUBLICIDADE

Na Concacaf, três das quatro vagas estão preenchidas por León, Seattle Sounders e Monterrey, os últimos campeões da Copa dos Campeões da entidade. “Ranking só será usado se o Monterrey for campeão. Do contrário, o campeão de 2024 completa o grupo”, observou Bertozzi. Desse modo, o Cruz Azul teria que torcer para o rival mexicano para disputar o Mundial de Clubes, de acordo com a pontuação atual.

Pela África, Al Ahly e Wydad Casablanca estão garantidos por serem os últimos campeões da Liga dos Campeões da CAF. Uma vaga será reservada ao ranking, ou duas se o campeão da competição continental se repetir. Atualmente, Mamelodi Sundowns (África do Sul) e Espérance (Tunísia) apresentam pontuações para integrarem o torneio da Fifa em 2025.

No continente asiático, as presenças de Al Hilal e Urawa Reds Diamonds já estão asseguradas. Caso o time de Neymar vença a Liga dos Campeões da Ásia novamente em 2024, serão duas vagas via ranking ao invés de uma. Pelas pontuações da Fifa, os dois sul-coreanos Jeonbuk Motors e Ulsan estariam na competição de 2025.

Por fim, o Auckland City, figura carimbada no Mundial de Clubes da Fifa, já está garantido no torneio dos Estados Unidos daqui a um ano e meio. A Oceania destina a única vaga pelo ranking, onde o tradicional time neozelandês lidera de forma disparada.

18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial