Home Extracampo Neymar, Dudu e mais: jogadores sofrem lesões de LCA em 2023

Neymar, Dudu e mais: jogadores sofrem lesões de LCA em 2023

Lesões de ruptura de ligamento cruzado se tornaram cada vez mais frequentes no futebol

Beatriz Ojeda
Ex-atleta, formada em Letras e apaixonada por esportes desde sempre. Trabalho como redatora desde 2018, fazendo cobertura de mídia esportiva, futebol, tênis e esportes americanos. Sou colaboradora do Torcedores por ser o melhor lugar para aliar as duas grandes paixões.

Foto: Guillermo Legaria/Getty Images

Não há dúvidas que um dos maiores medos dos jogadores, torcedores e comissão técnica dos clubes são as lesões sérias. Na temporada de 2023, infelizmente, o futebol internacional viu vários ídolos sofrendo graves lesões de LCA, em outras palavras, ruptura de ligamento cruzado anterior, conhecida como a pior lesão que um atleta pode sofrer.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Jogadores que sofreram lesões de ligamento cruzado

Provavelmente a lesão mais temida no futebol, acometeu diversos ídolos durante o ano de 2023. As causas pelas quais se tornou tão recorrente ainda são um mistério, mas a alta demanda de partidas, calendário cheio e diversas condições de gramados estão entre as principais suspeitas. Mais presente no futebol feminino, o LCA gerou várias vítimas no masculino nesta temporada.

No futebol brasileiro, talvez o caso mais conhecido seja o de Neymar. O jogador se recuperava de uma lesão no tornozelo e acabava de ser protagonista de uma transferência milionária ao Al Hilal quando na partida contra o Uruguai pelas eliminatórias, em 17 de outubro, sofreu a ruptura de ligamento cruzado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Além de Neymar, Paulinho teve uma segunda ruptura de ligamento cruzado em 2023, após se recuperar do mesmo problema em 2022 e deve desfalcar o Corinthians por mais alguns meses. Em abril deste ano, o lateral-esquerdo do Santos, Felipe Jonatan sofreu uma ruptura de LCA na Sul-Americana contra o Audax Italiano. O Peixe também foi desfalcado por Sandry, que se recuperava desta lesão no joelho direito, quando machucou o esquerdo em 2023.

O São Paulo teve duas perdas por ruptura de ligamento cruzado em 2023, a primeira no início do ano do zagueiro Ferraresi e posteriormente do atacante Galoppo, ambos vinham com boa performance. O departamento médico do Palmeiras teve duas rupturas de LCA, a primeira de Atuesta ainda no Paulistão e já está disponível para atuar no clube e posteriormente Dudu em agosto contra o Vasco, a falta do atacante foi um dos grandes problemas na reta final da temporada.

Porém, o futebol internacional também sofreu com perdas por ruptura de ligamento cruzado, o jovem atacante Gavi do Barcelona se lesionou em novembro em partida pelas eliminatórias da Copa do Mundo. Por sua vez, o Real Madrid sofreu com a lesão deste tipo de Courtois na pré-temporada, no primeiro jogo da atual temporada com a perda de Eder Militão e no último final de semana o lateral David Alaba teve o mesmo problema físico constatado.  

PUBLICIDADE
Better Collective